BMW pode lançar carro elétrico ‘de outro mundo’ que muda de cor

Marca registra modelo com conceito futurista junto ao por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A BMW pode trazer para o Brasil um carro “de outro mundo”, cujo conceito foi apresentado há mais de um ano. O registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) indica que a estreia do BMW I Vision Dee no mercado nacional está nos planos da marca.

O conceito do novo automóvel sedã foi apresentado durante a feira de tecnologia CES de 2023, onde a montadora mostrou o que espera para o desenvolvimento de seus próximos carros. A sigla “Dee” presente em seu nome significa “Experiência Emocional Digital”, em livre tradução.

Algumas das tecnologias incorporadas ao conceito são comando de voz, assistente virtual integrado ao metaverso e até mudança de cor. Segundo Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG, o projeto revela um pouco sobre a visão de futuro da empresa.

“Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, disse o executivo.

Mudança de cor

Um dos recursos que mais ganhou destaque na apresentação do conceito é o sistema de variação de cor, introduzido inicialmente em 2022 e baseado na tecnologia E ink, que possibilita a alteração dos tons da carroceria com base na preferência do motorista.

A BMW antecipa que serão 32 tons diferentes em 240 segmentos, e o condutor também poderá utilizar a funcionalidade para criar faixas de cor no veículo. O design apresentado alia o futuro e o passado da montadora em linhas simples e minimalistas características da marca.

Interior e motorização

O interior do carro-conceito é repleto de tecnologias, mas não possui nenhum botão, já que todas as funções são ativadas por comandos de gestos ou voz. A assistente virtual é capaz de desenvolver uma conversa natural com o condutor, e não apenas responder perguntas.

Ainda não há detalhes sobre a motorização do modelo, mas, como ele é uma evolução do conceito I Vision, é possível que seja equipado com um conjunto motor 100% elétrico. Também não existem informações sobre a previsão de chegada no Brasil.

você pode gostar também