Briga boa: como fica o segmento de SUVs como os novos Kicks, Creta e T-Cross?

Disputa na categoria de SUVs médios fica cada vez mais acirrada com o lançamento de novas gerações e versões renovadas.

O crescimento nas vendas de SUVs em 2024 deve acompanhar o sucesso do ano passado, quando o segmento respondeu por 47,3% do mercado nacional. A disputa promete ficar ainda mais acirrada nos próximos meses com o lançamento da nova geração do Nissan Kicks e das versões renovadas do Hyundai Creta e do Volkswagen T-Cross.

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Hyundai Creta liderou os emplacamentos no primeiro bimestre do ano, com 9.283 unidades. O segundo lugar ficou com o Nissan Kicks, com 7.981, e o terceiro com o Chevrolet Tracker, com 7.954, seguidos do Jeep Compass, com 7.665, e do Volkswagen T-Cross.

Entre os cinco primeiros colocados, somente o Chevrolet Tracker não receberá grandes atualizações em breve. No futuro, é possível que ele ganhe uma repaginada no visual logo após o Onix.

Hyundai Creta

Um dos primeiros a mudar será o Creta, cuja versão renovada foi flagrada diversas vezes no Brasil. O modelo ficará mais parecido com a versão indiana, garantindo ao SUV da Hyundai um design mais moderno e com maior apelo no mercado. Outro atrativo será a substituição do motor por outro mais eficiente, possivelmente um 1.6 sobrealimentado.

Também são esperadas algumas atualizações mais discretas no interior do modelo, como no acabamento e na central multimídia. Elogiado pela maioria, o espaço interno não deve passar por mudanças.

Nissan Kicks e Jeep Compass

Em 2025, o SUV da Nissan ganhará uma nova geração, que será revelada no Salão de Nova York (EUA). Mais refinado que a versão atual, o modelo terá de conviver com a geração antiga por algum tempo. A fabricação do Kicks 2025 será realizada na planta da marca em Resende (RJ).

O carro promete mais espaço, um visual arrojado, novas assistências à condução, suspensão traseira multilink e tela panorâmica no painel. Mas a grande estrela é o inédito motor turboflex, além da possibilidade de lançamento de uma versão híbrida.

Quem também passará por mudanças é o Jeep Compass. A linha 2025 terá a nova versão esportiva BlackHawk antes da estreia da nova geração, estimada para o próximo ano. O lançamento deve dar um fôlego ao SUV, que necessita de novidades para ganhar apelo no mercado.

Volkswagen T-Cross

Por fim, mas não menos importante, o líder de vendas entre os SUVs em 2023 terá o visual renovado no próximo mês.

Até o final de abril, o Volkswagen T-Cross ficará mais semelhante à versão europeia, com mudanças nos faróis, lanternas, para-choques, rodas e interior. A motorização, por outro lado, continuará a mesma.

você pode gostar também