BYD adia para 2025 a produção de elétricos no Brasil

A maior fabricante mundial de elétricos confirmou um acordo para começar a fabricar na Bahia.

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD está expandindo sua presença industrial para o mercado brasileiro. Apesar disso, os planos de inaugurar a produção de elétricos em 2024, foram adiados para 2025.

A maior fabricante mundial de elétricos confirmou um acordo para começar a fabricar na Bahia. Além disso, a empresa vai iniciar operações em três fábricas simultaneamente no complexo de Camaçari, a 50 km de Salvador.

O complexo será composto por três unidades fabris. Enquanto uma se dedicará à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, a outra produzirá automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada de 150 mil unidades por ano na primeira fase.

A terceira unidade, focada no processamento de lítio e fosfato de ferro, atenderá o mercado global, utilizando a infraestrutura portuária existente no local.

BYD

O novo complexo da BYD atrairá fornecedores de diversos tipos, seja do setor de peças técnicas ou de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional dando prioridade aos fornecedores locais.

“Este é um momento extremamente importante para a BYD nas Américas”, disse Stella Li, vice-presidente executiva, CEO da BYD e CEO da BYD Americas.

“Essas novas fábricas na Bahia trarão inovação e os mais altos padrões de tecnologia, isso permitirá a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento fundamental para combater as mudanças climáticas e realmente melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Previstas para entrar em operação no segundo semestre de 2024, as três fábricas deverão gerar mais de 5 mil empregos nos próximos anos.

“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local a partir deste ano para que eles possam começar a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, estamos fortemente comprometidos em contribuir e gerar valor para os brasileiros.”

você pode gostar também