BYD de luxo: revelada nova marca com SUV e supercarro, inspirado no estilo Lamborghini
Fabricante chinesa entra no mercado de luxo prometendo entregar competitividade e tecnologia nos veículos sob a marca Yangwang.
Após superar a estadunidense Tesla como a maior vendedora de carros elétricas, a BYD vai além. Agora, a fabricante chinesa entra no mercado de luxo com a marca Yangwang. O foco são veículos de alto valor, como o caso do supercarro de US$ 150 mil (R$ 740 mil), estilo Lamborghini, e um SUV com recursos avançados.
Vale lembrar que a BYD hoje já vende cinco vezes mais que a Tesla na China. Agora, com a introdução de modelos de luxo U8 (SUV) e U9 (supercarro), a marca está pronta para competir diretamente com marcas premium, seja no mercado chinês ou ao redor do globo.
Modelo de negócio
A BYD optou por seguir o modelo geralmente adotado pelas fabricantes globais, ou seja, partir para a criação de diferentes marcas para atender a diversos segmentos do mercado automotivo. Não se pode negar, portanto, que a fabricante chinesa tem planos ambiciosos de expansão. Prova disso é a crescente presença na Tailândia, Austrália e Israel, além da construção de fábricas no Brasil, Hungria e Tailândia.
Tesla
Por outro lado, a Tesla mantém o seu foco nos modelos Model 3 e Model Y. A montadora norte-americana também passar por um momento de redução de sua participação no mercado chinês. Mesmo com a redução dos preços de seus veículos na China, a BYD segue na liderança das vendas no país.
Marca de luxo
A BYD traça o caminho de se diferenciar a partir da implantação de marcas de alto padrão. Para isso, tem investido em veículos equipados com recursos inovadores, além de cerimônias de entrega personalizadas a fim de atrair compradores locais.
Agora, a marca expande suas ofertas de luxo com o lançamento do SUV U8 e o supercarro U9 em todo o mundo, inclusive no mercado brasileiro.
Desafios
Com foco no mercado europeu, a BYD ainda tem muitos desafios a vencer. O principal deles passa pelo fato de a Tesla ainda vender volumes mais significativos nesta parte do globo. Além disso, a empresa também enfrenta a competição de fabricantes como, por exemplo, a Hyundai e Kia e ainda precisa adaptar suas estratégias para atender às preferências de tais consumidores.