Carregador de celular na moto pode prejudicar a bateria do veículo?
Equipamento cada vez mais comum nas motocicletas de entregadores e mototaxistas mantém o smartphone sempre ligado.
Os trabalhadores de aplicativos que utilizam motocicletas para realizar suas atividades sabem que é difícil fazer a bateria do celular durar o dia inteiro. Para solucionar o problema e continuar as atividades sem interrupções, a solução encontrada por muitos é instalar um carregador de smartphone na moto.
É verdade que os veículos de duas rodas não possuem um espaço destinado ao carregamento de aparelhos telefônicos, mas nada que a criatividade não resolva. Essa demanda deu origem a um mercado de tecnologias, criadas por empresas de eletrônicos, para permitir ao motorista recarregar seu celular sem parar de rodar pelas vias.
Na maioria das vezes, o carregador é vendido com um suporte para o celular e utiliza como fonte de alimentação a fonte da própria moto. Já a conexão é feita com um cabo USB convencional.
Funcionamento e riscos
Apesar de serem muito úteis, esses produtos são adaptações que alimentam o smartphone diretamente com a bateria do veículo. Por isso, seu uso pode acarretar problemas, como risco de descargas elétricas, defeitos em itens da moto, superaquecimento do carregador e até danos à bateria do celular.
Um grande risco, no entanto, é danificar a bateria da moto. “Como fabricante das baterias, não recomendamos instalar nenhum consumidor elétrico que não seja original da montadora”, orienta o gerente nacional de vendas da Baterias Heliar, Fábio Peluso.
Segundo o especialista, as motocicletas não são preparadas de fábrica para receber esse tipo de equipamento, o que pode reduzir a vida útil da bateria e retirá-la da garantia da marca. “Qualquer consumidor elétrico conectado à bateria, que não seja original da moto, afeta a vida útil da bateria”, completa.
A legislação de trânsito brasileira não proíbe o uso de carregadores de celular em veículos de duas rodas. Quanto à adaptação dos modelos mais acessíveis para receber o item, não há nenhum anúncio das montadoras nesse sentido.