Carro automático deixa de ser problema e agora é solução
Item considerado problemático pelos motoristas agora é quase indispensável na hora de comprar um automóvel.
O câmbio automático é um item que causou bastante estranhamento quando chegou ao mercado, sobretudo porque muitos motoristas diziam ter problemas frequentes com a transmissão. O preço desembolsado para ter acesso a essa facilidade era outro fator que afastava compradores.
Agora, além da diferença entre um carro com câmbio manual e um automático ter ficado bem menor, os motoristas pegaram gosto pelas vantagens de não se preocupar com a troca de marchas.
O que antes era entendido como um problema hoje é a solução para a vida dos que buscam mais facilidade e comodidade na direção, sobretudo no tráfego pesado das grandes cidades. O que começa com conforto acaba evitando erros e se refletindo no aumento da segurança no trânsito.
Citroën C3 Live Pack
O representante mais barato dessa categoria é o Citroën C3 Life Pack, com preços a partir de R$ 93.990 no site da marca. O modelo vem com motor 1.6 de 120 cv, câmbio automático de seis marchas, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado, alarme, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
Já a Fiat, empresa do mesmo grupo da montadora francesa, tem uma opção para quem está disposto a pagar R$ 400 a mais. O Argo é equipado com motor 1.3 Firefly de 107 cv e câmbio CVT que simula sete marchas.
Manutenção do câmbio
Para não sofrer com um carro automático, é importante seguir as recomendações do manual do proprietário, como trocar o óleo no prazo correto e manusear corretamente o câmbio. O motorista também deve substituir o fluido de arrefecimento, que além de trocar calor com o motor, também refrigera a transmissão.