Carro da Tesla enviado ao espaço pode colidir com a Terra, dizem cientistas

Veículo foi enviado ao espaço como parte da primeira missão do foguete Falcon Heavy.

Em 2018, Elon Musk enviou um carro da Tesla ao espaço durante a primeira missão do foguete Falcon Heavy, da sua empresa SpaceX.

O Tesla Roadster pessoal do bilionário foi enviado para uma jornada sem fim pelo deserto sideral, onde se esperava que permanecesse por milênios. Porém, as coisas podem mudar.

Isso porque um estudo recente, feito por astrofísicos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que o automóvel tem chances de se chocar com a Terra.

Segundo os pesquisadores, as chances de ele cair em nosso planeta giram em torno de 22%. Além disso, há 12% de probabilidade de colisão com Vênus e a mesma porcentagem de atingir o Sol, onde já orbitou quatro vezes.

Atualmente, o Tesla Roadster de cor cereja está vagando a mais de 100 milhões de quilômetros da Terra e pode ser conferido em tempo real no site de rastreamento whereisroadster.com.

Desde o dia do lançamento, ele já viajou por uma distância suficiente para rodar todas as estradas do mundo cerca de 79 vezes.

Tesla Roadster pode se chocar com a Terra, mas risco é baixo

Foto: Divulgação

Os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que o veículo é semelhante aos asteroides próximos ao planeta, que se espalham pelo Sistema Solar por meio de repetidos encontros com os corpos celestes.

Publicado por especialistas na revista Aerospace, o estudo explica que o carro ainda está se afastando da Terra, mas pode ‘reverter’ seu percurso e colidir diretamente com ela.

Conforme mencionado, a chance disso acontecer é de 22%, considerando a natureza orbital de sua trajetória (movimento circular no qual ele voltaria ao ponto de partida inevitavelmente).

A probabilidade é pequena quando consideramos que movimentos orbitais são raramente perfeitos, e mesmo a órbita planetária tem suas variações. A Lua, por exemplo, se afasta alguns centímetros da Terra todo ano.

Isso significa, por fim, que o Tesla Roadster pode apenas passar ‘ao lado’ do nosso planeta ou nem mesmo se aproximar dele.

você pode gostar também