Carro elétrico de US$ 13.000 ganha popularidade e bate Tesla em vendas no Japão
'Kei car' Sakura, da Nissan e Mitsubishi, supera Tesla em vendas de elétricos no Japão.
No Japão, um carro minúsculo de $13.000 (R$ 65.000) está provando ser um investimento melhor do que a dominância da Tesla no mercado global de veículos elétricos.
De acordo com dados compilados pela Bloomberg, o Sakura, um minicarro desenvolvido em conjunto pela Nissan e Mitsubishi, é o carro elétrico mais vendido no Japão este ano, representando cerca da metade de todos os veículos elétricos vendidos no país até agora.
Um carro minúsculo desafia a dominância da Tesla no Japão
Imagem: Nissan / Reprodução
Lançado no ano passado, o Sakura rapidamente se tornou um fenômeno em seu país de origem, ganhando o prêmio de carro do ano no Japão em 2022.
Com apenas 3,3 metros de comprimento, o carro possui autonomia de 180 quilômetros com uma única carga e pode atingir velocidades de até 130 quilômetros por hora.
Com 35.099 veículos vendidos este ano, o Sakura superou em muito seus concorrentes, incluindo a Tesla. Embora a montadora de Elon Musk possa dominar o mercado de elétricos no Ocidente, no Japão, seus carros de passageiros maiores ficam atrás dos veículos elétricos menores, conhecidos como “kei cars“.
A popularidade do Sakura reflete a crescente demanda por veículos elétricos compactos no Japão, onde os “kei cars” têm uma presença dominante.
Embora a Tesla tenha reduzido os preços de seus modelos 3 e Y no país, está enfrentando dificuldades para competir com a preferência local por veículos menores e mais econômicos.
Essa tendência não se limita ao Japão, pois os diminutos “kei trucks” japoneses estão encontrando um novo lar nos EUA, especialmente em áreas rurais com necessidades de transporte específicas.
A popularidade desses veículos inspirou até mesmo a criação de versões americanas, como a picape da Telo, que está ganhando destaque.
Imagem: Nissan / Reprodução
Apesar desse sucesso local, é importante notar que a transição global para veículos elétricos continua em seus estágios iniciais no Japão, com apenas 2% das vendas de veículos em 2022 representando opções elétricas ou híbridas.
No entanto, o fenômeno Sakura está indicando uma possível mudança na mentalidade dos consumidores e na indústria automotiva, em geral, apontando para um futuro com mais opções de veículos elétricos acessíveis e eficientes.