Carro fresquinho: botão ‘secreto’, temperatura intermediária e outros truques para não gastar muito

Climatização pode aumentar em média 20% o consumo de combustível, sobretudo para motoristas profissionais.

Um dos piores momentos do dia para os motoristas em meio à onda de calor que assola o Brasil é a hora de pegar trânsito. Para se refrescar, muitos utilizam o ar-condicionado, mas a consequência é um gasto muito maior com combustível.

Pesquisas mostram que esse bem-estar extra pode aumentar em média 20% o consumo de gasolina, sobretudo para motoristas profissionais. Outro problema é que o compressor do ar é acionado pelo motor do carro, o que reduz o desempenho em veículos a combustão.

Na tentativa de gastar menos e não passar calor, muitos condutores adotam algumas práticas simples no dia a dia. Selecionamos quatro delas para te ajudar a gastar menos mesmo usando o ar-condicionado do veículo.

Botão ‘secreto’

Todo automóvel com ar-condicionado tem um botão “secreto” que reduz o consumo de combustível ao ativar a recirculação de ar no interior do carro. Ele bloqueia a entrada de ar externo na cabine e faz com que o sistema resfrie o ar que já está no interior do veículo.

Como o compressor que “empurra” o gás refrigerante para o interior do radiador onde o ar é gelado trabalha menos desse jeito, a economia pode chegar a 10%. Outro ponto positivo da recirculação é que ela ajuda a evitar a entrada de ar poluído ou maus odores.

No entanto, as montadoras recomendam seu uso com moderação, já que a função pode trazer riscos à saúde e à segurança. Os vidros podem embaçar quando a temperatura ambiente é menor do que a interna, prejudicando a visibilidade do motorista.

“O ar viciado pode ocasionar cansaço rápido e falta de concentração do condutor, o que pode causar colisões, acidentes e ferimentos graves. Nunca deixe o modo de recirculação de ar ligado por muito tempo, uma vez que o ar fresco não atinge o interior do veículo. Utilize o modo de recirculação do ar apenas por um curto período e desligue-o quando não for mais necessário”, alerta a VW.

Abrir o vidro antes

Abrir os vidros e deixar o ar quente sair antes de acionar o ar-condicionado é uma boa estratégia para atingir a temperatura desejada com mais rapidez, gerando economia de combustível. A dica é estacionar o veículo em um local coberto e protegido dos raios solares, abrir as janelas e aguardar alguns minutos.

Vidros sempre fechados

Após utilizar o truque acima, é imprescindível fechar todos os vídeos antes de ligar a climatização. Acionar o ar-condicionado com as janelas abertas faz o aparelho trabalhar com mais força sem necessidade, aumentando o consumo.

Também é importante verificar e substituir, quando necessário, as borrachas de vedação das portas e da calha dos vidros laterais. Outra recomendação é apontar as saídas do ar em direção ao teto.

Temperatura intermediária

Para gerar o ambiente mais rápido, vale a pena configurar o aparelho na temperatura mínima e na ventilação máxima, mas apenas até o carro atingir as condições ideais. Depois que o ambiente ficar confortável, coloque a temperatura em um nível intermediário para evitar que o compressor trabalhe demais.

você pode gostar também