Carros 0 estrelas: 7 modelos reprovados em teste de segurança ainda são vendidos no Brasil
Sete veículos não atingiram nenhuma estrela nos testes de segurança do Latin NCAP e continuam disponíveis no mercado.
No cenário automobilístico brasileiro, a segurança dos veículos segue sendo um tema de alta relevância. Isso se deve aos recentes testes do Latin NCAP, que avaliam a proteção oferecida por carros novos na América Latina e Caribe.
A polêmica se intensificou quando o Citroën C3 Aircross obteve zero estrelas, gerando críticas severas ao fabricante Stellantis. Além do modelo de 7 lugares, outros seis carros também não passaram nos testes de segurança, embora estejam à venda apenas no mercado de usados.
Essa realidade expõe a importância de compreender os resultados dos testes de segurança, especialmente para consumidores que buscam veículos seguros.
Carros que falharam nos testes de segurança
Foto: Reprodução/NCAP
Esses testes são fundamentais para verificar se os automóveis atendem aos padrões mínimos de proteção, tanto para ocupantes quanto para pedestres.
No entanto, a presença de veículos pouco seguros no mercado brasileiro levanta questões sobre as prioridades na indústria automotiva e o impacto dessas avaliações nas escolhas do consumidor. Veja os modelos que se deram mal nas provas de segurança.
Modelos da Stellantis em destaque
Os modelos da Stellantis dominam a lista dos carros que zeraram nos testes de segurança. Além do C3 Aircross, o Citroën C3 hatch também não atingiu uma avaliação positiva.
Com um desempenho de 31% para adultos e 12% para crianças, o modelo destacou-se pela proteção insuficiente.
Citroën C3 Aircross (Foto: Divulgação/Citroën)
- Outros veículos na lista
O Kia Sportage, de quarta geração e lançado em 2021, o Ford Ka e Ka+ de 2020, além do JAC E-JS1 de 2022, também não atingiram nenhuma estrela. Este último chocou com uma proteção de 0% para adultos e 6% para crianças.
Lista dos 7 carros reprovados
Conheça sete modelos considerados inseguros, segundo testes do Latin NCAP:
- Citroën C3 (2023);
- Fiat Cronos (2021);
- Fiat Argo (2021);
- Ford Ka (2020);
- Ford Ka+ (2020);
- JAC E-JS1 (2022);
- Kia Sportage (2021).
Embora muitos desses modelos sejam encontrados no mercado de carros usados, a continuidade de sua venda levanta questões sobre a adequação das normas de segurança no Brasil.
Por fim, tal cenário reflete a necessidade urgente de melhoria nos padrões de segurança dos veículos acessíveis aos consumidores brasileiros.