Carros elétricos crescem, mas ABVE teme retrocesso no mercado

Carros híbridos e elétricos somaram 79,3 mil emplacamentos no primeiro semestre, mas aumento na taxação preocupa setor.

Os carros elétricos e híbridos totalizaram 79,3 mil unidades vendidas no primeiro semestre deste ano, informa a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Somente no mês de junho, foram 14,4 mil emplacamentos de modelos eletrificados no Brasil.

Apesar do número positivo, representantes do segmento temem um desaquecimento desse mercado após a criação do “imposto do pecado”, previsto na reforma tributária do governo federal. A taxa seletiva será aplicada a produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

“Não nos parece cabível que esses veículos venham a ser taxados como se fossem produtos que fazem mal à saúde ou ao meio ambiente, o que absolutamente não é o caso”, opina Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Outras preocupações do setor

Bastos também lamenta a implementação das novas alíquotas de importação para veículos movidos a bateria, taxa que continuará subindo até 2026.

“As más notícias ficaram por conta das novas alíquotas de aumento do Imposto de Importação dos veículos eletrificados, que entraram em vigor no dia 1º de julho. […] Os BEV passaram de 10% (em 1º de janeiro de 2024) para 18%. Os híbridos plug-in PHEV, de 12% para 20%. E os HEV (híbridos não plug-in), de 15% para 25%. Todas as alíquotas devem chegar a 35% até julho de 2026”, explica.

Ele também cita como fator de preocupação a indefinição sobre a regulamentação de regras de segurança “para prevenção de acidentes com carros elétricos lançada para consulta pública em abril pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”.

Segundo o especialista, as discussões não finalizadas afetaram o “mercado de recarga elétrica em edifícios residenciais e comerciais”.

Foto: Shutterstock

“Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, completa Bastos.

Bom momento para os eletrificados

Todas essas preocupações vêm de quem não quer ver o fim do bom momento vivido pelo segmento de carros elétricos e híbridos no Brasil. De janeiro a junho, foram vendidos 79.304 modelos eletrificados, alta de 146% em relação aos 32.239 registrados no primeiro semestre de 2023.

Na comparação com os primeiros seis meses de 2022, quando foram vendidas 20.427 unidades, o avanço desse mercado chega a 288%.

A ABVE, que representa montadoras como BYD e GWM, estima que o país deve atingir a marca de 150 mil vendas de carros elétricos e híbridos em 2024, o que representaria um crescimento de 60% sobre os 93.927 do ano passado. Considerando que mais da metade da meta foi atingida no primeiro semestre, ela tem grandes chances de ser cumprida.

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