Carros super rodados? Saiba qual óleo usar para manter o motor em excelente estado e evitar dores de cabeça

A escolha do óleo lubrificante dependerá principalmente da viscosidade e do estado do veículo. Venha entender e não erre na hora da troca!

As revisões periódicas são cruciais para manter o carro em boas condições. Entre os itens verificados, o óleo do motor é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Mas qual tipo de óleo escolher em cada revisão? E como a quilometragem influencia essa escolha?

Segundo Otávio Campos, especialista em lubrificantes da Shell Brasil, a escolha do óleo ideal depende do estado do automóvel. A quilometragem alta não significa, necessariamente, que o carro precisa de um óleo específico.

Se o carro tiver um bom histórico de manutenção e não apresentar sinais de desgaste, o ideal é seguir as recomendações do manual do proprietário. “Se o carro tiver um bom histórico de manutenção e não apresentar sinais de desgaste, deve-se seguir o que é recomendado no manual do proprietário.”

O manual do veículo indica a viscosidade ideal do óleo para cada situação, pois a fabricante define as especificações do motor durante o desenvolvimento do projeto.

Óleo para carros com desgaste

Carros com alto desgaste podem precisar de lubrificantes mais viscosos. Isso ocorre porque esses óleos preenchem melhor o espaço entre os componentes do motor, que tendem a aumentar com o desgaste. Eles também possuem aditivos que garantem maior resistência à oxidação e poder de limpeza, como explica Campos.

“Esses óleos conseguem preencher o espaço entre os componentes do motor que tendem a aumentar em função do desgaste. Além disso, esse tipo de lubrificante tem um pacote de aditivação diferenciado para garantir mais resistência à oxidação e maior poder de limpeza.”

A viscosidade do óleo é indicada por números na embalagem. Quanto maior a numeração, maior a viscosidade.

  • Monoviscosos: possuem apenas um número, como “30” ou “10W”.

  • Multiviscosos: possuem dois números, como “5W20”. O número antes do W indica a viscosidade em baixas temperaturas, enquanto o número após o W indica a viscosidade em altas temperaturas.

Lubrificantes para carros antigos

Mesmo para carros antigos, é possível encontrar lubrificantes compatíveis e modernos. Os óleos atuais são desenvolvidos para atender às necessidades de motores novos e antigos, garantindo a proteção e o desempenho do motor.

você pode gostar também