Carros usados batem recorde de vendas! Quais os híbridos e elétricos mais valorizados?

Mercado brasileiro de carros usados alcançou uma marca histórica em 2024, com quase 16 milhões de veículos vendidos.

Em 2024, o mercado de carros usados no Brasil registrou um desempenho notável. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), foram comercializados 15.777.594 veículos no ano passado.

Esse resultado expressivo deve-se a uma combinação de fatores, incluindo o preço mais acessível dos usados e sua menor depreciação em comparação com os automóveis novos.

Além disso, os seminovos oferecem a vantagem de um desgaste limitado e, em muitos casos, ainda contam com garantia.

Para auxiliar consumidores na escolha de veículos com menor desvalorização, a edição mais recente do guia “Melhor Revenda” apresenta 67 opções de automóveis e comerciais leves. O estudo é desenvolvido pela revista Quatro Rodas em parceria com a Mobiauto.

O foco é destacar aqueles com o menor índice de desvalorização ao longo de 12 meses. A edição atual também atualizou as categorias, eliminando divisões antigas como “de acesso” e “de referência”. Agora, segmentos como hatches e SUVs são categorizados como “de topo”.

Critérios de avaliação e exclusões

Os critérios utilizados para o levantamento dos índices de desvalorização permanecem consistentes com edições anteriores. A análise compara os preços de lançamentos zero-km em janeiro de 2024 com os valores de revenda em janeiro de 2025.

Vale destacar que modelos que passaram por mudanças significativas, como novos lançamentos ou reestilizações, foram excluídos. Exemplos incluem o Fiat Pulse e o Fastback híbridos, entre outros.

Desempenho por segmento

A pesquisa considerou 205 modelos no total, resultando em uma desvalorização média de 7%. Esse dado sublinha a força do mercado de usados no Brasil em 2024.

A seguir, veja alguns dos melhores desempenhos por categoria:

  • Híbrido até R$ 250 mil: Toyota Corolla e Corolla Cross lideraram com apenas 11% de depreciação.
  • Híbrido acima de R$ 250 mil: BMW Série 5 530E e Porsche Cayenne Hybrid obtiveram um aumento de valor de 9%.
  • Elétrico até R$ 300 mil: Volvo EX30 alcançou o primeiro lugar com uma desvalorização de 7%.
  • Elétrico acima de R$ 300 mil: Porsche Taycan se destacou com uma queda de apenas 4%.

Perspectivas para o futuro

O setor de carros usados continua a mostrar-se resiliente, com uma média de desvalorização favorável de 7%.

Marcas como Fiat, Ford e Honda se destacaram com quatro prêmios cada, enquanto a Porsche obteve três. Modelos como sedãs médios e picapes compactas apresentaram a menor desvalorização, contrastando com furgões e vans comerciais, que sofreram as maiores quedas.

O cenário promissor aponta para um ano ainda mais competitivo em 2025, quando novos modelos poderão ser incluídos na análise.

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