Chevrolet abandona sedãs e foca exclusivamente em picapes e SUVs nos EUA

A montadora americana decidiu pôr fim na produção do icônico Chevrolet Malibu, decretando o fim do sedã e foco em elétricos e SUVs.

A Chevrolet planeja parar de fabricar o Chevrolet Malibu, no final do ano, à medida que abre espaço para a produção de mais veículos elétricos, SUVs e camionetes. Isso revela o fim da linha para os sedãs da marca americana.

Introduzido pela primeira vez em 1964, o Malibu já foi o carro mais vendido em seu segmento nos EUA, uma presença inabalável de oficinas familiares em todo o país. Os pilotos profissionais de stock car usaram a carroceria do Malibu entre 1973 e 1977 para competições da NASCAR, ajudando os pilotos a ganhar 25 títulos diferentes, de acordo com a revista Motor Trend.

No seu auge, o Malibu ganhou o prêmio Motor Trend Car of the Year 1997 por causa de sua condução suave, economia de combustível e interior luxuoso.

Vendas em queda

Mas as vendas do Malibu, um sedan de médio porte, diminuíram no início dos anos 2000, à medida que as preferências dos americanos se voltaram para os SUVs e as picapes. Na esperança de impulsionar as vendas, a GM fez um redesenho do Malibu em 2015-16, completo com um motor mais leve de 1,5 litros e quatro cilindros, grade em forma de favo de mel e faróis de LED.

As vendas aumentaram para quase 230.000 após uma reformulação para o ano modelo de 2016, mas muitas delas geraram lucros baixos para as locadoras de veículos.

No ano passado, os carros de médio porte representaram apenas 8% das vendas de veículos novos nos EUA, abaixo dos 22% em 2007, segundo o Motorintelligence.com. Os americanos compraram 1,3 milhão de sedãs no ano passado, em um segmento que tem sido dominado recentemente pelo Toyota Camry e pelo Honda Accord.

Foco em Elétricos, SUV e Camionetes

A Chevrolet vendeu pouco mais de 130.000 Malibus em 2023, 8,5% menos do que em 2022. Ao todo, a marca disse que vendeu mais de 10 milhões de Malibus durante a vida do carro, abrangendo nove gerações desde sua estreia.

A fábrica da GM em Kansas City, Kansas, que agora fabrica o Chevy Malibu, deixará de fabricar o carro em novembro. A fábrica receberá uma reforma de US$ 390 milhões para fabricar uma nova versão do pequeno carro elétrico Chevrolet Bolt. A fábrica começará a produzir o Bolt e o Cadillac XT4 na mesma linha de montagem no final de 2025, dando à fábrica flexibilidade para responder às demandas dos clientes, disse a empresa.

Embora o Malibu esteja saindo, o veículo permanecerá nos lotes das concessionárias provavelmente até o início de 2025, disse Sean Tucker, editor sênior da Kelley Blue Book e Autotrader, em um blog na quinta-feira, acrescentando que “eles podem ser grandes oportunidades de compra”.

você pode gostar também