Civic Cross? Honda avalia o desenvolvimento de um novo SUV

A fórmula seria idêntica à aplicada pela Toyota. Um SUV desenvolvido na plataforma Civic com o qual compartilhará motores e outros componentes.

O CR-V sempre foi o derivado SUV do Civic, assim como o RAV4 do Corolla. No entanto, ao longo dos anos e gerações, eles cresceram consideravelmente em tamanho – e preço – deixando uma lacuna cada vez maior em relação, por exemplo, ao HR-V.

A Toyota foi a primeira a aproveitar essa lacuna ao desenvolver o Corolla Cross, que o fez ter muito sucesso nos mercados onde é vendido por ser uma opção muito mais acessível do que o RAV4. Agora, a Honda também está considerando fazer o mesmo, criando uma espécie de “Civic Cross”.

A ideia faz sentido, principalmente se considerarmos que a próxima geração do CR-V será ainda maior e ultrapassará facilmente os 4,59 metros, enquanto o novo HR-V chega a 4,34 metros. No meio, há muito espaço para mais um produto, especialmente visando mercados emergentes onde o CR-V não é mais uma opção acessível.

Como o Corolla Cross, o trabalho de desenvolvimento seria bastante rápido com as partes mais importantes já resolvidas e em produção: o “Civic Cross” iria compartilhar a plataforma, motores e outros componentes com o sedã. Os engenheiros teriam que se concentrar principalmente no design do modelo. Em termos de dimensões, à semelhança do seu rival da outra firma japonesa, teria cerca de 4,46 metros, ocupando justamente aquela lacuna que mencionamos anteriormente.

Especificações

A gama de motores seria composta pelo conhecido motor 1.5 i-VTEC turbo a gasolina, com opções de 129 e 182 cv dependendo do mercado, sempre associado à caixa automática CVT. Além disso, como o sedã, deve ser incorporado uma versão híbrida, atualmente em desenvolvimento na carroceria hatchback.

No momento não há imagens ou projeções que antecipem seu desenho, pois o projeto ainda estaria em estudo. Porém, a mídia asiática afirma que apostaria em um estilo inspirado em linhas um pouco mais fluidas e menos retas como as de sua irmã mais velha, que aliás, na próxima geração continuará a oferecer uma versão de 7 assentos, enquanto o “Civic Cross” teria apenas opções de 5 assentos.

Vai chegar à nossa região? Talvez sim, principalmente considerando que a subsidiária local decidiu focar no segmento de SUV, mas também vai depender de onde for produzido, pois se for importado de um país extrazona, seu preço não será competitivo.

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