Como cuidar dos pneus da moto da forma correta? Confira dicas infalíveis
Quer saber como cuidar dos pneus da moto adequadamente? Então, confira agora dicas infalíveis!
Não é segredo para ninguém que pneus em bom estado são cruciais para qualquer veículo. Afinal, eles são um dos principais responsáveis pela condução segura. Por isso, agora, você vai aprender como cuidar dos pneus da moto da forma correta e quando é o momento certo de fazer a troca.
Acompanhe-nos até o final para conferir!
Como cuidar dos pneus da moto: Veja 4 passos cruciais
Confira abaixo os 4 cuidados principais para que os pneus da moto se mantenham em boa qualidade por mais tempo:
1 – Pilote com moderação
Pilotar com moderação vai além do cuidado com os pneus, sendo fundamental também para garantir a segurança no trânsito.
Todavia, quando se trata do cuidado com os pneus, pilotar com suavidade é importante para reduzir o desgaste da banda de rodagem.
Toda vez que o piloto acelera, a força do motor é transferida para o pneu traseiro, o que acarreta um maior desgaste da banda de rodagem.
O mesmo ocorre quando se tem o hábito de frear de forma brusca; a cada vez que o atrito com o solo aumenta, a borracha dos pneus é consumida.
2 – Atenção ao balanceamento das rodas
Para exercer suas funções de forma adequada, os pneus precisam estar montados em rodas em bom estado. Por isso, atente-se para balancear as rodas na frequência correta e em oficinas especializadas.
Saiba que rodas amassadas ou ovaladas podem aumentar o desgaste dos pneus, reduzindo sua vida útil.
3 – Não ultrapasse o limite de carga
Todo pneu indica seu limite de carga e velocidade por meio de letras e códigos em sua lateral. Esse limite deve ser rigorosamente respeitado se você quiser manter os pneus em bom estado por mais tempo.
4 – Mantenha a calibragem correta
Por fim, lembre-se de calibrar os pneus adequadamente para que eles se mantenham com a pressão correta.
Isso ocorre porque pilotar com a pressão abaixo do ideal reduz a eficiência e aumenta o desgaste. Além disso, compromete a segurança do piloto, uma vez que a moto fica mais suscetível a quedas.
Foto: Jimmyan/Canva Pro.
Quando é a hora certa de trocar os pneus da moto?
Uma forma muito comum de avaliar se chegou o momento de trocar os pneus da moto é por meio de uma inspeção visual. Ou seja, o piloto observa se os pneus estão ficando “carecas”, o que é um dos sinais de desgaste.
Entretanto, o problema é que muitas vezes o desgaste não ocorre de maneira uniforme, o que torna difícil perceber se o pneu ainda pode ou não rodar mais alguns quilômetros.
Então, para isso, os fabricantes utilizam o T.W.I (Tread Wear Indicator), que é um indicador que mostra se a borracha acabou ou continua em bom estado.