Como desmascarar vendedores 'picaretas'? Eis a importância da "Caneta Dedo-Duro" na compra de carros
Descubra como essa simples ferramenta pode ajudar a revelar reparos ocultos na lataria dos veículos.
Na empolgação de comprar um carro novo, é comum que os compradores se concentrem mais na ideia do veículo em si do que nas condições do mesmo. Porém, é necessário não esquecer de ficar atento aos vendedores que podem não ser confiáveis, aqueles que estão apenas interessados em lucrar, mesmo que isso signifique enganar o cliente.
Uma das táticas utilizadas por esses vendedores é esconder reparos na lataria do carro. Isso acontece quando o veículo sofre danos, mas o vendedor não menciona esse detalhe para não diminuir o preço de venda.
Para ajudar os compradores a identificar esses problemas, existe uma ferramenta chamada “caneta dedo-duro”. Essa ferramenta simples, disponível no Brasil desde 2004, é uma caneta medidora de tinta profissional que consegue revelar se o carro analisado teve reparos na lataria feitos com massa, geralmente utilizada por serviços de funilaria para disfarçar pequenas ou grandes imperfeições anteriores.
Ao deslizar a ponta magnética sobre a superfície do carro, essa caneta revela se houve alterações na pintura, fornecendo aos compradores uma forma confiável de verificar a qualidade do veículo antes de fechar negócio. Disponível no mercado com uma variedade de nomes, os preços desse instrumento podem variar entre R$ 80 e R$ 250.
Como funciona a caneta dedo-duro?
As cores que aparecem ao utilizar a caneta representam diferentes espessuras da tinta, cada uma indicando um aspecto específico da pintura.
- Vermelha: Indica uma espessura “Muito espessa”, sugerindo que aquela região da lataria foi coberta com massa plástica. Isso geralmente ocorre em reparos mais profundos, revelando um histórico de danos maiores.
- Amarela: Denota uma “Repintura”, indicando uma espessura ligeiramente maior, muitas vezes resultado de reparos mais leves que envolveram a aplicação de novas camadas de tinta ou verniz.
- Verde: Sinaliza uma espessura “Boa”, compatível com os padrões dos fabricantes nacionais, o que sinaliza uma pintura original e não modificada.
- Azul: Mostra uma espessura “Muito fina”, indicando que a tinta está abaixo da média dos fabricantes nacionais. Isso pode ser resultado de uma preparação inadequada da superfície durante os reparos.
É importante lembrar que a espessura da tinta de repintura é apenas um indicativo do nível de gravidade do incidente que levou o veículo à funilaria. A situação real por trás dos reparos é o que deve ser investigada, pois isso afeta o valor do carro e até mesmo sua elegibilidade para seguro.