Dança das cadeiras: Renault tira Captur de linha e lança Kardian
SUV compacto sai de linha para dar espaço a outro modelo. Decisão está ligada à produção do modelo na Rússia.
A Renault anunciou que a aposentadoria do Captur no mercado nacional, SUV compacto lançado no Brasil em 2017 e reestilizado em 2021. Para não deixar a linha menor, a marca lança o Kardian, carro mais urbano e barato que o Duster que estreia no mercado como uma alternativa ao Stepway.
Até o mês de setembro, foram apenas 304 unidades emplacadas do Captur contra cerca de 17 mil do Duster. O modelo não chegou à lista dos 60 carros mais vendidos do país no ano passado, somando apenas 3.007 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave.
O SUV já foi retirado do site oficial e loja online da montadora francesa, e nas concessionárias é difícil encontrá-lo há tempos. No comunicado sobre a decisão de encerrar a produção, a Renault citou que ele foi o primeiro veículo da marca a ser produzido com motor turbo TCe 1.3 flex.
Motivo da decisão
Apesar da chegada do Kardian no mercado brasileiro, o fim das vendas do Captur está ligado ao encerramento da produção do modelo na Rússia. Os fornecedores russos exportavam peças essenciais para fabricação na planta de Curitiba (PR).
A empresa chegou a tentar nacionalizar alguns componentes, mas o alto custo de produção dos itens e o baixo volume de vendas destruiu o projeto. Assim, o Capur sai de linha no Brasil sem deixar um substituto direto e deve legar seus compradores ao Duster, que utiliza a mesma plataforma e motores.
Renault Kardian
O Renault Kardian chega em março de 2024 com um interior amplo para o segmento. O SUV é equipado com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia de 8 polegadas, freio de imobilização com autoimobilização em paradas e porta-malas de 358 litros (VDA).
Com preço estimado a partir de R$ 115 mil no lançamento, o modelo deve concorrer com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.