Adeus, Renault Captur: apenas 300 unidades vendidas antes de sair de linha

O mercado automobilístico está gerando discussões sobre os motivos por trás do declínio das vendas e o futuro dos SUVs da Renault.

A Renault tomou uma decisão significativa ao retirar o Captur de linha no Brasil, pondo fim a uma trajetória marcada por quedas constantes nas vendas.

Após meses de encerramento da produção em São José dos Pinhais (PR) e esgotamento do estoque, o SUV simplesmente desapareceu das concessionárias, confirmando o que a Autoesporte já havia antecipado.

Renault Captur encerra sua jornada

Imagem: Quatro Rodas / Reprodução

Desde seu lançamento em solo brasileiro em 2017, o Captur buscou conquistar seu espaço no competitivo mercado de SUVs. Passou por uma renovação em 2021 que incluiu a introdução de um motor 1.3 turbo.

No entanto, mesmo com essas melhorias, as vendas continuaram discretas, considerando especialmente o domínio dos SUVs compactos no mercado brasileiro nos últimos anos. Além do declínio no interesse do público, a Renault enfrentou dificuldades na produção devido à tensa situação entre Rússia e Ucrânia no início do ano.

Muitas das peças essenciais para a fabricação do Captur brasileiro eram importadas de fábricas russas e as sanções comerciais resultantes deixaram a cadeia produtiva da Renault desguarnecida ao longo de 2023. Isso se traduziu em números alarmantes, com o SUV registrando apenas 304 emplacamentos entre janeiro e setembro de 2023.

Para se ter uma ideia da magnitude do problema, o Renault Duster, um concorrente interno, vendeu mais de 17 mil unidades no mesmo período, conforme a Fenabrave, associação que representa as concessionárias.

Nos últimos meses, a Renault redirecionou seus esforços e recursos para a produção do Kardian, um novo SUV compacto que chega ao Brasil para competir diretamente com o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. Este novo modelo é construído sobre a inovadora plataforma CMF, que, no futuro, dará origem a um SUV de segmento C.

É possível considerar o Kardian como o sucessor do Captur no mercado brasileiro, mas sua chegada está prevista somente para meados de 2026. Assim, a saída do Renault Captur deixa um marco na história automobilística brasileira e levanta questões sobre o constante desafio de se manter relevante em um mercado dinâmico e altamente competitivo.

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