Desligar o motor manualmente em carros sem Start/Stop é realmente econômico?
Saiba se realmente é uma boa ideia desligar o motor manualmente em carros sem o sistema start/stop.
Com o avanço da tecnologia, a presença do sistema start/stop é cada vez maior no setor automotivo, inclusive em países com o Brasil, em que a tecnologia automobilística ainda não é a mais avançada. Apesar de muitos condutores não gostarem da função, ela auxilia na economia de combustível no trânsito dos grandes centros, onde é necessário parar em muitos semáforos e cruzamentos.
Mas, e os modelos que não possuem tal tecnologia, desligar o motor manualmente, em um sinal vermelho, por exemplo, é uma boa ideia para economizar combustível?
Sem botão start/stop
Há muitos mitos que envolvem a economia de combustível ao desligar o motor. Muitos dizem, inclusive, que é necessário um tempo superior a três minutos para haver uma economia real. Entretanto, a Bosch, empresa que desenvolve sistemas start/stop, afirma que motores com injeção eletrônica já começam a economizar depois de três segundos desligados.
Isso porque, os sistemas de alimentação identificam a temperatura do motor e dão a partida usando uma quantidade mínima de combustível.
A ação possibilita, por exemplo, o uso da tecnologia start/stop. Caso contrário, paradas de poucos segundos seriam o maior desperdício de utilização de motor de partida e bateria que existem.
Mas, afinal, desligar o carro automaticamente traz economia?
Teoricamente, sim. Porém, a prática gera uma série de problemas. Dentre eles, podemos destacar:
Descarregamento da bateria
O primeiro risco atrelado à prática é o da bateria descarregar. Carros que possuem a função start/stop têm baterias mais potentes justamente para suportar várias partidas em um curto espaço de tempo. Já os carros comuns, após poucas partidas seguidas, a bateria pode perder a carga.
Este risco é ainda maior se a bateria já estiver no meio de sua vida útil.
Falta de uma verificação de voltagem inteligente
O sistema start/stop também tem tecnologia que executa uma checagem de voltagem para ver se é suficiente para desligar o motor e, em seguida, religá-lo. Se a voltagem estiver muito baixa, o carro não terá o motor desligado automaticamente.
Motor de partida que não aguenta
Além disso, os motores de partida convencionais duram cerca de 40.000 partidas. Já os de carros com start/stop suportam até 250.000 partidas.
O motor do carro tem que ser diferente
O próprio motor do carro passa por algumas modificações para ter o sistema start/stop. Dentre essas alterações estão, por exemplo, um novo volante do motor, bronzinas reforçadas e lubrificação superior, uma vez que o óleo desce para o cárter quando o motor é desligado.
Portanto, os modelos convencionais não possuem motores que suportam a ação de ligar e desligar o veículo em curtos espaços de tempo.