Detran publica nova regra para quem vai tirar CNH neste estado

Ação inclui nova etapa nos processo para requisição da tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação; Entenda.

Na etapa de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor deve atravessar várias fases antes da prova prática que concede o documento. Uma dessas fases é a realização de uma prova teórica, destinada a avaliar o conhecimento do candidato sobre as leis de trânsito. Agora, o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) adicionou uma nova etapa que precede o teste teórico.

Conforme a Portaria n.º 1257/23, os candidatos que se submetem ao exame teórico precisam, antes, passar pelo Sistema de Detecção de Metais, por ordem de chegada, após a validação de dados e o agendamento da prova. Em outras palavras, nenhum candidato realizará a prova portando celulares, relógios, mochilas, bolsas ou qualquer objeto que contenha metal.

Portaria

A norma também estabelece que o candidato que não for autorizado a entrar no ambiente de prova justamente por portar objetos proibidos, assim como os que se recusarem a passar pelo detector de metais, precisarão reagendar a prova. O Detran/MG sustenta que essa medida assegura a equidade e a transparência do exame teórico, realizado em meio digital.

Processo de habilitação

O processo para solicitação de CNH possui várias etapas. Confira cada uma delas:

  1. Avaliação psicológica: Detecta distúrbios que possam impedir o candidato de dirigir.
  2. Exame médico: Após a avaliação psicológica, o exame de aptidão física e mental avalia visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental do futuro condutor.
  3. Curso teórico: Com carga horária obrigatória de 45 horas/aula, aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, além de mecânica básica.
  4. Exame Teórico: Após as aulas teóricas, o candidato realiza uma prova para testar seus conhecimentos, exigindo um aproveitamento mínimo de 70%. A aplicação da prova pode ser convencional ou eletrônica, com 30 questões que abrangem a temática do curso.
  5. Curso prático de direção: Com a aprovação no curso teórico, inicia-se o treinamento prático de direção, com duração mínima de 20 horas, seja para a categoria A ou B.
  6. Exame prático: Última etapa do processo, onde o candidato realiza um percurso determinado pelos examinadores, sendo reprovado se acumular mais de três pontos que violem as regras de avaliação.
você pode gostar também