Dilema de estrada: alugar um carro ou viajar com seu veículo?
Uma dúvida muito comum cerca milhares de viajantes: devo alugar um carro ou viajar com meu próprio veículo?
Você mapeou cada minuto de sua próxima viagem. Você reservou quartos, passeios e até anotou jantares e passeios imperdíveis.
Mas quem está dirigindo? E o que? Quando se trata de dirigir longas distâncias, nem todo mundo está disposto a pegar as chaves. As viagens rodoviárias podem aumentar a quilometragem e a manutenção de rotina – e essas são apenas as desvantagens conhecidas de usar seu veículo pessoal.
Quando você está avaliando dirigir seu próprio carro em vez de alugar um veículo para sua próxima viagem, você precisa analisar alguns números: consumo de combustível, seguro do carro, depreciação do veículo, etc.
Por que você precisa de seguro de aluguel de carro para uma viagem
Alugar um carro pode sair caro – até R$ 500 por dia (ou mais), de acordo com modelo desejado. Portanto, você pode ficar tentado a economizar dinheiro ignorando o seguro opcional contra colisões/danos.
Embora seja verdade que o seguro de aluguel de carro é uma despesa adicional, não tê-lo pode prejudicar seu orçamento de viagem mais rápido do que uma visita a um cassino em Las Vegas. Se o seu carro alugado for danificado enquanto você estiver com ele, você poderá pagar por ele de três maneiras:
- Você terá que pagar a franquia de sua própria apólice de colisão.
- A locadora de veículos pode cobrar taxas de “perda de uso”, que seu seguro automóvel normal normalmente não cobre.
- Na próxima vez que sua apólice de seguro for renovada, suas taxas poderão subir porque você registrou um sinistro.
Para evitar esse golpe triplo, compre um seguro de aluguel de carro.
Você pode economizar dinheiro alugando um carro para uma viagem?
Parece óbvio que alugar um carro para uma viagem seria mais caro do que apenas pegar aquele que está na sua garagem. Mas às vezes alugar um carro pode ser a alternativa mais barata.
Primeiro, pesquise ofertas de aluguel de automóveis para saber quanto você potencialmente pagará. As taxas semanais geralmente são a melhor opção para obter o melhor valor.
Certifique-se de adicionar custos de combustível, seguro de aluguel e quaisquer taxas extras também. Agora você precisará calcular o custo de dirigir seu próprio carro.
Isso inclui saber a quilometragem total da viagem, descobrir o preço médio do combustível nas áreas pelas quais você estará dirigindo e também incluir a eficiência de combustível do seu próprio veículo.
6 razões pelas quais você pode querer alugar um carro para uma viagem
- Você ama demais seu carro. Se você tem um carro totalmente novo, pode hesitar em percorrer 5.000 quilômetros nele em uma semana, quando ainda tiver problemas para encontrá-lo nos estacionamentos. Este é mais um obstáculo psicológico, mas você provavelmente quer que seu carro pareça novo, desde que tenha aquele cheiro de carro novo.
- Seu carro não é confiável. Se você dirige um carro antigo – você sabe. Não é adequado levá-lo em uma viagem longa.
- É muito menos provável que um carro alugado lhe cause problemas na estrada. Se isso acontecer, você pode ligar para a assistência 24 horas por dia para obter ajuda.
- Você quer tentar algo novo. Uma viagem pode ser um excelente momento para testar um veículo novo.
- Você precisa de um carro maior/mais resistente/mais seguro. Por exemplo, se a sua viagem envolver terreno montanhoso e você dirigir uma caminhonete com tração integral.
- Você só quer um passeio agradável. Há mais uma consideração para quando seu veículo atual não se adapta perfeitamente à viagem, e esta pode parecer superficial e totalmente egoísta. Isso é porque é. Você pode querer um carro que dirija rápido, que pareça legal ou simplesmente não seja um Kwid, mesmo que esteja em perfeitas condições.
Lembre-se de que uma viagem geralmente é férias, certo? É uma pausa na rotina e um momento para se mimar um pouco. Alguns gostam de massagens com pedras quentes, outros preferem abrir o teto solar e acelerar na estrada.
Não existe uma regra rígida e rápida para determinar se faz mais sentido alugar um carro ou usar seu próprio veículo para uma viagem. O melhor caminho é simplesmente considerar todos os prós e contras de usar sua própria viagem ou pagar pela de outra pessoa.