É do Brasil! Embraer divulga imagens do carro voador que será produzido em SP

Eve Air Mobility, braço de mobilidade aérea da empresa Embraer, publica teaser de seu primeiro protótipo de eVTOL.

A Eve Air Mobility, braço de mobilidade aérea da Embraer, divulgou no início da semana um teaser com imagens do primeiro protótipo de eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem verticais). O “carro voador“, como é popularmente chamado, será produzido no Brasil.

Não há muitos detalhes da aeronave no vídeo, que também não mostra o veículo em funcionamento. Afinal, esse é apenas o primeiro protótipo do produto que pode revolucionar o transporte das grandes cidades.

Estamos fazendo grandes progressos na montagem do nosso primeiro protótipo eVTOL e estamos dentro do cronograma para concluir a produção e começar a voar, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.

O modelo em escala real deve entrar em serviço a partir de 2026, com produção em uma fábrica da cidade de Taubaté (SP). A Eve anunciou que já tem encomendas para mais de 3 mil unidades. Veja o vídeo teaser:

eVTOL da Embraer

A aeronave é totalmente elétrica e tem alcance de até 100 quilômetros. Ela utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro, o que significa que a velocidade do avião é alcançada com o motor em rendimento máximo. São oito rotores distribuídos em uma asa convencional, todos usados para o voo vertical, e um motor para voar em cruzeiro como um avião, assegurando alto desempenho e segurança ao veículo.

Sua capacidade é para quatro passageiros, com possibilidade de até seis ocupantes em operação autônoma, mas o voo sem piloto ainda vai depender de avanços regulatórios e de infraestrutura. Segundo a empresa, helipontos existentes podem ser adaptados e equipados com estações de carregamento para receber o modelo.

O eVTOL da Eve não emite CO2, faz até 90% menos ruído do que um helicóptero comum e tem baixo custo de manutenção. Com ele, a ideia é reduzir viagens intraurbanas com duração superior a uma hora para apenas 15 ou 20 minutos.

você pode gostar também