Esse é o CityAirbus, o carro voador que chegará em 2025

No futuro, não veremos apenas carros elétricos, mas também carros voadores. O CityAirbus é voltado para o mercado de mobilidade aérea urbana.

No futuro, não veremos apenas carros elétricos, mas também carros voadores. Há algum tempo, a ideia tem despertado o interesse de muitas empresas, convencidas de que se trata de uma atividade nova e rentável.

E se até a Airbus decidiu apresentar seu carro protótipo “com asas”, isso significa que a corrida para conquistar o ar está se tornando cada vez mais séria. A marca, maior fabricante mundial de aeronaves civis, apresentou seu protótipo para se locomover pela cidade.

Silêncio e eficiência

Seu nome, CityAirbus, é voltado para o mercado de mobilidade aérea urbana, que pode “decolar” (em todos os sentidos da palavra) nos próximos anos. O veículo possui asas fixas e oito motores elétricos que fazem parte de um sistema de propulsão patenteado pela Airbus. Ele é projetado para acomodar até quatro passageiros em voos livres de emissões de até 80 km e uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h .

O protótipo também promete ser silencioso. A empresa diz que o veículo emite cerca de 65 dB durante a fase de vôo e 70 dB na aterrissagem.

O CityAirbus é o resultado de 242 voos e 1000 quilômetros experimentais, além de vários testes no túnel de vento. No entanto, outras alterações serão necessárias para torná-lo totalmente utilizável. A Airbus espera que o veículo esteja operacional a partir de 2023 para comercializá-lo em 2025.

Setor do futuro?

Como mencionamos, muitos fabricantes estão pensando em carros voadores. Um deles é a FCA, que no início de 2021 se associou à Archer para construir um veículo elétrico de decolagem vertical com alcance de 100 km e velocidade máxima de 240 km/h.

A empresa eslovaca Klein Vision, por sua vez, está projetando um veículo “híbrido”, ou seja, capaz de passar de carro à avião em poucos segundos. Pesando cerca de 800 kg e movido por um motor BMW de 160 cv, pode levar algum tempo até que seja homologado.

A corrida pelos carros voadores realmente começou. Afinal, segundo algumas estimativas, o setor de mobilidade aérea pode valer US$ 1,5 trilhão em 2040.

você pode gostar também