Estacionamento descomplicado: como ter a credencial de idoso no seu celular

Anteriormente, era necessário acessar o portal da Secretaria Nacional de Trânsito.

Quem utiliza o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) já pode emitir a credencial de estacionamento para idoso por meio do aplicativo. No entanto, para que a ação seja possível, é necessário que o órgão local de trânsito tenha aderido ao serviço eletrônico.

Vale lembrar que antes essa emissão estava disponível no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou mesmo presencialmente. O serviço fica a cargo do órgão de trânsito da cidade do motorista.

Serviço online

Hoje, 102 órgãos de trânsito, localizados em 17 estados, já fazem parte do serviço. Para saber se a ação já contempla a sua cidade, basta clicar aqui e conferir a lista completa.

No estado de São Paulo, por exemplo, sete cidades já fazem a emissão online. São elas: Santos. Olímpia, Lins, Paulínia, Rio Grande da Serra, Itapecerica da Serra e Piracicaba. Contudo, a capital ainda não oferece a facilidade online. No entanto, a expectativa é que aos poucos, outros municípios passem a fazer a emissão de credenciamento para idosos online.

Apesar do documento ter emissão municipal, a validade da credencial de estacionamento para idosos tem validade nacional. Em outras palavras, a sua utilização pode ocorrer em qualquer estacionamento, inclusive fora do município em que o idoso reside.

Idosos

É igualmente importante ressaltar que o grupo de idosos que não possui Carteira Nacional de Habilitação ainda não pode solicitar a credencial de estacionamento de forma digital. Desta forma, idosos não habilitados e que pretendem usar a credencial em veículos de terceiros, precisam ir até o órgão de trânsito local solicitar o documento.

Cenário

A credencial de estacionamento é obrigatória para uso de vagas especiais, seja destinada a condutores maiores de 60 anos, seja para pessoas com deficiência física. Tais vagas têm indicação a partir de pintura no chão e/ou placas tanto nas ruas quanto estacionamentos.

Por lei, 5% das vagas devem ser reservadas a idosos e os beneficiários precisam deixar, em local visível, a credencial no painel. A ação evita, inclusive, multas em uma possível fiscalização.

você pode gostar também