Estudo com IA desvenda padrões em acidentes em rodovias
Pesquisadores utilizam inteligência artificial para identificar fatores críticos relacionados a acidentes em rodovias.
Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) realizaram um estudo inovador sobre a segurança viária em rodovias do estado.
O trabalho, desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), aplicou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial para identificar padrões ocultos em acidentes de trânsito.
Os dados utilizados no estudo foram fornecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e abrangem dois períodos: de 2004 a 2013 e de 2019 a 2024.
Os modelos gerados impressionaram pela alta precisão, com índices de acerto superiores a 94% no primeiro período e entre 86% e 89% no segundo.
Fatores de risco identificados
Os resultados apontaram que a presença de perímetro urbano aumenta em 90% a ocorrência de acidentes. Outros fatores identificados incluem a presença de segunda ou terceira faixa, sinuosidade do terreno e iluminação insuficiente nas vias.
Veja os elementos que influenciam a gravidade dos acidentes:
- Presença de perímetro urbano: 93,5%
- Sinuosidade do terreno: 66,8%
- Baixa iluminação: 62,1%
- Áreas de ultrapassagem: 59,7%
- Velocidades mais elevadas: 44,5%
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito globalmente. No Brasil, em 2024, mais de 6 mil mortes foram registradas em rodovias federais, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Metodologia e aplicações
Os pesquisadores utilizaram quatro técnicas de mineração de dados, destacando o software CBA, que cria regras de classificação para prever acidentes fatais. Variáveis como tipo de via, iluminação e clima foram analisadas para entender as causas dos sinistros.
O estudo visa apoiar mudanças no cenário atual por meio da implantação de medidas de mitigação, como vias de contorno, passagens em desnível e radares.
A metodologia desenvolvida permite prever riscos com precisão, possibilitando a formulação de políticas públicas baseadas em evidências concretas, prometendo um futuro mais seguro nas estradas. Tais intervenções são fundamentais para reduzir a severidade dos acidentes.