Existe diferença entre pneu de carro elétrico e de automóvel a combustão?

Donos de elétricos se perguntam por que os pneus de seus veículos parecem ser mais rígidos do que os que são usados em outros tipos de carros.

Os carros elétricos possuem uma série de diferenças em relação aos modelos a combustão, afinal, seu funcionamento é específico e demanda adaptações. Recentemente, os proprietários de veículos a bateria têm percebido essa diversidade nos pneus.

Os pneus dos automóveis elétricos parecem mais rígidos, resultado do uso de tecnologias de ponta que geram maior resistência à rolagem. Mais do que adaptar o componente normal, a indústria cria um produto quase novo para atender os modelos de emissão zero.

“Os pneus para os veículos elétricos têm de trazer alguns atributos extras de desempenho. Inicialmente, devem ter baixa resistência ao rolamento, ou seja, ser capazes de economizar a energia da bateria, permitindo maior quilometragem e autonomia”, detalha o especialista Argemiro Costa, doutor em engenharia e coordenador da comissão técnica de Dinâmica Veicular da SAE Brasil.

Características específicas dos pneus

Foto: Divulgação/Goodyear

A dureza dos pneus de carros elétricos está ligada à necessidade de suportar mais peso do que os convencionais.

“Com o aumento de peso devido às baterias, devem ter maior capacidade de carga, implicando em uma estrutura mais reforçada, um requisito muito importante nos veículos comerciais devido às particularidades das nossas rodovias e aplicações”, explica Costa.

Os conjuntos pneumáticos, submetidos à alta entrega de torque instantâneo, demandam maior resistência. Portanto, os compostos de borracha precisam ser resistentes para evitar o desgaste prematuro.

Outra especificidade dos produtos criados para os veículos elétricos é o nível de ruído menor, que acompanha o silêncio a bordo característico da categoria. Afinal, o barulho se sobressairia muito em um carro que quase não produz ruídos mecânicos.

“Por fim, devem ser menos rumorosos, necessitando um desenho de banda de rodagem diferenciado, uma vez que não existe mais o ruído do motor a combustão e transmissão, ressaltando o ruído dos pneus. Tudo isso necessitou investimentos em pesquisa e desenvolvimento dos nossos engenheiros para atender a tais requisitos, em colaboração com as montadoras locais”, adiciona o especialista.


*Com informações do UOL Carros.

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