Ford saiu do Brasil, mas o que aconteceu com suas fábricas?

Instalações da montadora se transformaram em outros empreendimentos.

Desde que a Ford anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, em 2021, as instalações das fábricas da montadora americana passaram por processos de venda e reinvenção.

Três anos após o fechamento definitivo, todas as unidades da Ford no país encontraram novas destinações, marcando o fim de uma era e o início de novos empreendimentos.

Fábricas da Ford que tiveram outro propósito

Entrada da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo — Foto: Getty Images

  • Horizonte (CE): a fábrica da Troller

A fábrica da Troller, localizada em Horizonte (CE), foi a última a ter seu destino definido. Em agosto de 2024, o governo do Ceará anunciou que o local será reativado pela Comexport, uma gigante do setor de comércio exterior.

A empresa investirá R$ 400 milhões para transformar a unidade em uma montadora de veículos elétricos e híbridos de diferentes marcas, com previsão de produção de 40 mil unidades por ano.

A operação seguirá um modelo semelhante ao da Nordex no Uruguai, que produz veículos para diversas marcas.

  • São Bernardo do Campo (SP): a primeira fábrica da Ford no Brasil

A unidade de São Bernardo do Campo (SP) foi uma das primeiras fábricas de automóveis do país.

Originalmente construída pela Willys-Overland do Brasil em 1954, ela foi adquirida pela Ford em 1967. Por décadas, o local produziu modelos icônicos como o Corcel, o Fiesta e caminhões da marca.

Após a desativação em 2019, a fábrica foi vendida para a Construtora São José por R$ 550 milhões, que posteriormente repassou o terreno de 1 milhão de metros quadrados para a Prologis.

Hoje, o espaço, que teve grande parte de suas instalações demolidas, é utilizado pela Mercedes-Benz como estacionamento de caminhões novos.

  • Taubaté (SP): a fábrica de motores

A fábrica de motores da Ford em Taubaté foi adquirida em 2022 pela Construtora São José. O local será transformado em uma unidade industrial da CSN, onde a Prada Embalagens, subsidiária da siderúrgica, produzirá embalagens metálicas.

O investimento é estimado em R$ 100 milhões, mas a empresa ainda não divulgou detalhes sobre a inauguração.

  • Camaçari (BA): a maior fábrica da Ford

Inaugurada em 2001, a fábrica de Camaçari (BA) foi a maior unidade da Ford no Brasil e responsável por modelos como o EcoSport e o Ka. Após o fechamento, a unidade passou por meses de negociações até que a chinesa BYD oficializasse sua compra em julho de 2023.

O governo da Bahia entregou as chaves para a montadora, que iniciará a produção ainda em 2024, com o SUV híbrido Song Pro sendo o primeiro modelo a sair da linha de montagem.

Fim de uma era

O encerramento das atividades da Ford no Brasil marcou o fim de uma era para a indústria automotiva do país. Entretanto, as antigas instalações da montadora agora abrigam novas iniciativas, desde fábricas de veículos elétricos a unidades de embalagens e centros logísticos.

O processo de reocupação dessas fábricas demonstra a capacidade de reinvenção e adaptação do setor industrial brasileiro, abrindo espaço para novas oportunidades e tecnologias.

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