Ford traz patente de para-choque inflável destinado a picapes e SUVs – Confira!
Inovação em segurança automotiva: para-choques infláveis para picapes e SUVs. Redefinindo padrões, essa tecnologia oferece máxima proteção em colisões para motoristas e principalmente pedestres, elevando a tranquilidade na pista.
Os avanços tecnológicos na indústria automotiva têm proporcionado inovações significativas em termos de segurança veicular. Nesse contexto, uma das últimas evoluções que ganhou destaque é a introdução de para-choque inflável para picapes e SUVs.
Pode-se dizer que, nas picapes e SUVs, a tendência é que a parte da frente fique cada vez mais alta e os para-choques tão robustos que até podem causar inveja em determinados caminhões.
Contudo, esse formato parrudo é benéfico apenas para o proprietário do veículo, que deseja impressionar algumas pessoas; no entanto, para aqueles que caminham pelas ruas, pode ser de fato mortal.
Sendo assim, para manter o brilhantismo e ainda zelar pela segurança dos pedestres, a empresa Ford patenteou o mecanismo de para-choques inflável para picapes e SUVs grandes. Confira a seguir para mais detalhes!
Fonte: shaunl / Canva
Como funcionará esse dispositivo?
Basicamente, o instrumento foi registrado no serviço de patentes dos Estados Unidos da América, denominado como United States Patent and Trademark Office (USPTO).
O equipamento inefável, em formato de grandes bolsas, assemelhando-se a enormes airbags de cortina, estará posicionado tanto na parte superior quanto na inferior do para-choque do veículo.
De acordo com informações da Ford, o intuito do aparelho da parte superior é diminuir o movimento relativo entre o fêmur e a tíbia.
Em outras palavras, o objetivo é proteger as pernas, mais precisamente os joelhos, da colisão direta contra a frente do carro. Além disso, a parte de baixo tem como finalidade impedir que o próprio pedestre seja “engolido” para debaixo do automóvel.
Diante disso, com esses dois dispositivos, o conceito da Ford é reduzir as lesões das pessoas que estão a pé sem afetar a identidade de seus carros, ou seja, não interferir no objetivo off-road das picapes e SUVs.
Quando será lançado?
A iniciativa foi registrada; no entanto, não se sabe em que etapa se encontra dentro da Ford. Isso porque qualquer modificação em veículos existentes demanda custos maiores do que preparar a próxima geração com esse mecanismo incluso.
Por fim, como corresponde a carros de alto valor agregado, esses custos adicionais são até permitidos em automóveis de grande porte, pois os consumidores destes estão mais habituados a gastar mais para adquiri-los.