Gol Bolinha pode ter placa preta em 2024; confira outros modelos autorizados

Segunda geração de um dos carros de maior sucesso da Volkswagen está apta a receber placa de coleção.

Um dos carros mais icônicos do Brasil comemora 30 anos de lançamento da sua segunda geração em 2024. Há três décadas, a Volkswagen deixava para trás o Gol “Quadrado” para lançar o Gol “Bolinha”, como ficou conhecido o novo modelo com linhas mais arredondadas.

O ano foi o mesmo da chegada do Uno Turbo, carro da Fiat que já vinha de fábrica turbinado com motor 1.4 de 118 cv que lhe permitia acelerar aos 100 km/h em 9,2 segundos. Para a época, esse número era ótimo para um hatch.

Esses dois automóveis têm uma coisa bem interessante em comum: estão prestes a ganhar placa de coleção, a chamada placa preta. Em 2024, ambos os modelos serão considerados antigos o suficiente para circular sem itens que se tornaram obrigatórios nos anos seguintes, isentando seus proprietários das adaptações.

Segundo a TopClassic, a lista dos automóveis aptos a utilizar placa preta neste ano inclui 16 outros carros além dos dois populares, como o Chevrolet Corsa e o Volkswagen Pointer. Japoneses como Toyota Corolla e Honda Accord, além dos franceses Citroën ZX e Renault Twingo também estão liberados a ostentar o item.

Outros nomes que não dá para deixar de citar são Ferrari F355, Dodge Viper e Audi S6. A relação vai de modelos mais tradicionais até lançamentos que trouxeram mais luxo do mercado.

Carros que podem ter placa preta em 2024

  1. Asia Rocsta GT
  2. Audi S6
  3. Audi RS 2 Avant
  4. Chevrolet Corsa
  5. Chevrolet Omega 4.1
  6. Citroën ZX Volcane 16V
  7. Daewoo Espero
  8. Dodge Viper
  9. Fiat Uno Turbo
  10. Fiat Tempra Turbo
  11. Ferrari F355
  12. Ford Taurus
  13. Ford Ranger
  14. Honda Accord (5ª geração)
  15. Renault Twingo
  16. Toyota Corolla (5ª geração)
  17. Volkswagen Gol “Bolinha”
  18. Volkswagen Pointer

Como solicitar a placa de coleção

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que, para solicitar a placa preta, o veículo deve estar em plenas condições para rodar em território nacional e seu proprietário precisa ser filiado a um clube de automóveis antigos credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O carro pode ter passado por alteração ao longo dos anos, mas ela não pode interferir diretamente na mecânica, carroceria, suspensão e estética. Também é necessária a emissão de documentos como Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) e Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Para a concessão do título, são avaliados critérios como tecnologia correspondente à época de fabricação, como a emissão de gases poluentes e ruídos, por exemplo. Todo esse processo garante que o veículo é exclusivo e eleva seu preço nas avaliações de mercado.

Os valores para obter a placa preta variam de acordo com o modelo do carro, região de emplacamento e as regras das associações de veículos antigos. Gastos com vistorias e certificados não são tabelados pelo Contran.

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