Google Maps vai adicionar rotas para economizar combustível e poluir menos
Para consumir (e poluir) menos, o Google Maps em breve oferecerá a você jornadas ecologicamente corretas em seu aplicativo.
A direção “ecologicamente correta” vai chegar no seu smartphone. Este é, em todo caso, o objetivo do Google. A empresa de tecnologia irá adicionar novas opções de orientação para limitar o consumo de combustível em seu aplicativo Maps.
Concretamente, ao indicar seu destino no Google Maps, você terá uma nova rota dentre as oferecidas pelo app. Indicado por uma pequena folha verde, este percurso é otimizado para reduzir seu consumo – e, portanto, sua poluição.
Ao clicar nesta rota alternativa, você poderá ver uma estimativa da economia de combustível, mas também o tempo que pode ser perdido em relação à rota mais rápida. Através das configurações do app, você também pode decidir que esta rota ecológica e econômica é a escolhida como padrão no app.
Inteligência artificial
O Google planejou essas rotas com uma mistura de inteligência artificial e dados do NREL, o laboratório do governo dos Estados Unidos para energias renováveis. O Google anunciou a chegada de rotas de consumo reduzido em abril do ano passado, mas elas já estão operacionais.
Essas viagens ecológicas estão sendo implantadas agora em smartphones no continente americano, com chegada prevista no Brasil em 2022 e no resto do mundo. Portanto, fique atento às atualizações para seu aplicativo Maps no próximo ano para se beneficiar dessa descoberta.
E se você gosta mais de uma bicicleta na cidade, saiba que o Google Maps também pensou em você. Um novo modo de orientação “leve” estará disponível em breve e permitirá que você reúna informações importantes sobre sua viagem (hora de chegada, distância percorrida, ganho de elevação, etc.), que serão visíveis à primeira vista. Essa novidade chega nos próximos meses.