Hyundai quer utilizar hidrogênio como combustível em veículos
O grupo coreano quer popularizar o hidrogênio até 2040. Além disso, a Hyundai já planejou a estratégia para isso.
O hidrogênio sempre esteve na boca de muitos fabricantes. Os anos passaram e sua aplicação continua a resistir no setor automotivo. Atualmente são poucos os modelos que possuem tecnologia de célula de combustível, apesar de seu nível de eficiência. Isso pode mudar na próxima década, a julgar pelo roteiro que a Hyundai Motor Group apresentou sobre este combustível alternativo.
O grupo coreano quer popularizar o hidrogênio até 2040. Além disso, a Hyundai já planejou a estratégia para isso. A primeira coisa que estabeleceram é que toda a sua gama de veículos comerciais terá células de combustível em 2028.
A empresa vai trabalhar em uma célula de combustível de próxima geração que leva o potencial do hidrogênio um passo adiante. Essa tecnologia pode estar pronta em 2023 e contribuiria para que o preço da tecnologia fosse reduzido até se equiparar às baterias elétricas em 2030. A nova bateria, que substituiria a atual do Hyundai Nexo, teria dois níveis de potência (136 e 272 cv) e um tamanho muito mais compacto, cerca de 70% menor.
Projeto Hydrogen Vision 2040
Para o projeto Hydrogen Vision 2040 da Hyundai vários protótipos foram projetados em outros segmentos.
Drone de trailer: É um sistema de transporte de contêineres autônomo e movido a hidrogênio. Tem autonomia de 1.000 km por carga.
Vision FK: um protótipo de carro esporte híbrido movido a hidrogênio com 680 cv que faz de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e ultrapassa os 600 km de autonomia.
Drone de resgate: um drone voador que pode ser controlado tanto à distância como de forma autônoma.Tem um alcance entre 450 e 500 km.
Estação Móvel H: um veículo pesado que integra pontos de carregamento para veículos elétricos, uma espécie de hidrogerador portátil.
RHGV (Veículo Gerador de Hidrogênio para Resgate): Serve para fornecer energia para auxiliar veículos em áreas remotas.Fornece alimentação em 220V monofásica e 380V trifásica.