Mais eficiência: 5 itens que fazem carros brasileiros serem mais econômicos
Aperfeiçoamento de peças e criação de novas tecnologias beneficiam o meio ambiente e o bolso do consumidor.
O Proconve é uma das iniciativas do governo federal para tornar a frota de veículos mais eficiente por meio da criação de limites de emissões. Esse esforço ganha potência com o Mover, programa que vai reduzir o imposto das empresas que poluem menos e aumentar exigências de sustentabilidade.
Na tentativa de aumentar a eficiência energética dos veículos no Brasil, muitas montadoras vêm realizando alterações em seus projetos nos últimos anos, seja para adotar tecnologias mais modernas ou aperfeiçoar mecanismos já existentes.
5 itens que tornam os carros mais eficientes
Foto: Shutterstock
Algumas mudanças realizadas nos carros brasileiros contribuem com sua eficiência e reduzem o consumo de combustível, trazendo benefícios do ponto de vista ambiental e econômico.
Uma dica para o motorista que quer se beneficiar das vantagens oferecidas pelos novos sistemas é verificar periodicamente o sistema de ignição, uma vez que problemas no conjunto resultam no aumento do consumo de combustíveis e nos níveis de emissões. Veja os itens que ampliam a ecoeficiência dos veículos:
1. Pneus com baixa resistência à rolagem
Um pneu com baixa resistência à rolagem aquece menos e tem uma fluidez melhor nas pistas, oferecendo menor resistência ao motor, o que diminui o consumo de combustível. Para incentivar a produção desses componentes, o Inmetro criou um programa de etiquetagem que classifica os produtos a partir desse quesito.
2. Redução de motores
Uma das decisões que reduziu o consumo e as emissões foi a diminuição da cilindrada dos motores. Muitos propulsores atuais de 1.6, 1.5, 1.3, 1.2 e 1.0 litros contam com turbocompressores, que os tornam mais potentes e econômicos. Os carros de entrada, por exemplo, substituíram motores 1.0 de quatro cilindros por versões de três.
3. Sistema de direção com assistência elétrica
Ao eletrificar a assistência dos sistemas de direção, o motor não precisa de tanta força para ativar as bombas de direção hidráulicas, o que gera perdas menores e contribui para a eficiência do veículo.
4. Transmissões com mais marchas
Para otimizar a rotação do motor e ampliar sua eficiência, as marcas investem em transmissões automáticas, automatizadas e do tipo CVT (continuamente variável). Essas tecnologias favorecem os regimes de rotação sem acabar com o conforto do motorista.
5. Velas de ignição de alto desempenho
As novas velas de ignição proporcionam maior energia para queimar o combustível e, consequentemente, melhoram o consumo do carro. Elas realizam uma queima mais eficiente porque possuem um diâmetro de eletrodo reduzido.