Mercedes-AMG SL (2022) retorna parcialmente às suas raízes

Para salvar o SL, a Mercedes chamou a AMG para o resgate.

Para salvar o SL, a Mercedes chamou a AMG para o resgate. Nesta sétima geração do famoso roadster, o departamento de esportes não se contentou apenas em assinar as versões mais musculosas.

Desta vez, a AMG assumiu o design desde o início, como havia feito para o SLS e AMG GT. Com um objetivo: restaurar o modelo ao status de um ícone que havia se tornado um tanto rombudo nos últimos anos.

Fora de moda, a capota rígida retrátil pesada foi abandonada. O retorno da lona teria economizado 21 quilos e diminuído o centro de gravidade do veículo. A nova base 100% original, que combina alumínio, aço, magnésio e fibras compostas, também busca eliminar quilos extras.

Sem as portas, capô e tampa do porta-malas, a carroceria pesaria apenas 270 kg. Mas o “L” da denominação não voltou a ser sinônimo da leveza, como era no início da linha, em 1952. Muito pelo contrário.

Com 4,71 m de comprimento, 8 cm a mais que seu antecessor, o novo SL chega a 1.970 kg em ordem de marcha em sua versão SL 63 4Matic +. Planejada em uma segunda fase, a futura versão híbrida E Performance deve, portanto, cruzar a marca das duas toneladas!

O primeiro SL com tração nas quatro rodas

O V8 4.0 biturbo com 585 cv, mesmo do Mercedes-AMG GT R, não é a única explicação para este excesso de peso. Não mais do que a transmissão automática MCT de 9 velocidades que é imposta aqui, com uma embreagem multi-placa no lugar do conversor de torque.

Pela primeira vez, o roadster à l’Étoile também adota a tração nas quatro rodas, que além disso é padrão. No entanto, a distribuição dos 800 Nm de torque entre os dois eixos pode variar continuamente.

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