Mistério da rodovia 401: mesmo com 18 faixas, ela vive engarrafada

Canadá enfrenta desafios com a movimentada Highway 401 em Ontário. Proposta de túnel subterrâneo é apresentada como solução.

No Canadá, a Highway 401 em Ontário é conhecida como a rodovia mais movimentada da América do Norte. Diariamente, enfrenta congestionamentos, mesmo possuindo até 18 faixas em certos trechos. Essa realidade levou o governo a considerar alternativas inovadoras.

A rodovia, que se estende por 828 quilômetros, é crucial para o transporte entre cidades como Windsor, Toronto e áreas próximas à capital Ottawa. Com cerca de meio milhão de veículos transitando em determinados trechos diariamente, a necessidade de soluções eficazes se intensifica.

Recentemente, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, propôs um plano audacioso: construir um túnel sob a rodovia. Essa nova via subterrânea visa diminuir os congestionamentos e dar suporte ao crescimento econômico da região.

Proposta do túnel

Ponto mais largo da Highway 401, com 18 faixas (Foto: Clashmaker/Wikimedia Commons)

O projeto de túnel sugerido por Ford pode se estender por 55 quilômetros, ligando Mississauga a Scarborough. Esse empreendimento, se realizado, seria um dos maiores do mundo e não envolveria cobrança de pedágio aos usuários.

No entanto, a proposta enfrenta resistência. A oposição critica o projeto, descrevendo-o como um “túnel de conto de fadas”, destacando os altos custos envolvidos. Citam o exemplo do “Big Dig’ em Boston, um túnel que enfrentou atrasos e foi o projeto rodoviário mais caro dos Estados Unidos.

O debate sobre a necessidade de mais faixas ou túneis para solucionar problemas de trânsito não é exclusivo do Canadá. Recentemente, o LA Times questionou a eficácia de adicionar mais faixas, ressaltando que tal estratégia tem falhado em diversas localidades.

Além disso, a construção de mais infraestruturas rodoviárias está intrinsecamente ligada a pressões políticas e interesses de sindicatos e empresas de construção. Isso perpetua um ciclo de aumento do tráfego em vez de solucioná-lo.

Megatúnel será o fim dos engarrafamentos?

O governo de Ontário aguarda a conclusão de um estudo de viabilidade para determinar a extensão e os custos do túnel proposto. Ford mantém confiança no projeto, afirmando que a experiência canadense em construção de túneis garantirá seu sucesso.

Se concretizado, o projeto de megatúnel poderá redefinir o futuro do transporte em Ontário. Enquanto isso, a discussão sobre a eficácia de tais iniciativas continua a ecoar, atraindo a atenção de observadores globais interessados em soluções para o tráfego urbano.

você pode gostar também