Mito ou verdade: dar tranco no carro pode causar danos irreversíveis?
Em carros mais modernos a prática não é recomendada, já que os motores são mais sensíveis e podem ocasionar grandes problemas.
Uma das frustrações dos motoristas é quando vão dar partida e o carro não funciona. Muitas vezes, para resolver o problema de forma rápida, uma solução encontrada pelos condutores é dar “um tranco” no carro. Apesar de ser uma forma rápida de ligar o veículo, ela não é recomendada e pode, de fato, estragar o carro.
Dar “um tranco” no carro envolve alguns riscos para o veículo, mas claro que, se isso ocorrer vez ou outra, não irá danificá-lo; contudo, se o procedimento for repetido diversas vezes, pode acarretar problemas. As partes que mais sofrem são a injeção eletrônica, a correia dentada e os circuitos eletrônicos, que podem ser danificados.
Nos carros mais modernos, essa prática também não é muito recomendada, já que os motores são mais sensíveis e esse procedimento pode causar sobrecarga. Além dos problemas nos veículos, outra questão é a segurança do motorista e dos passageiros, pois o processo pode levar a acidentes nas vias.
O que é “dar tranco”?
A tática de fazer o carro pegar no “tranco” consiste em utilizar uma força externa para fazer com que o motor gire nessa condição.
Dessa maneira, o carro consegue funcionar sem precisar dar partida, já que o motor é movimentado pelo movimento forçado das rodas do carro.
Passo a passo para “dar tranco”
1 – Coloque o veículo em ponto morto e solte o freio de mão.
2 – Empurre o carro até que ele atinja uma velocidade média de 10 km/h. Se a rua for íngreme, coloque o carro virado para baixo, pois assim ele ganhará velocidade sozinho.
Dentro do carro, gire a chave até as luzes acenderem e pise na embreagem.
4 – Use a segunda marcha no momento em que o carro estiver andando.
5 – Quando o veículo atingir cerca de 10 km/h, solte a embreagem e acione o acelerador.
Após o carro funcionar, pressione a embreagem e os freios. Depois, acelere para manter o motor funcionando.
Como amenizar os problemas na hora de “dar tranco”
Mesmo com os problemas futuros, o motorista poderá amenizar os efeitos negativos do “tranco”. Para isso, ele poderá utilizar uma marcha mais alta. Caso o veículo esteja em uma descida, o carro pegará embalo mais facilmente e o condutor poderá engatar a terceira ou quarta marcha, de modo que o procedimento seja mais suave.
Outro detalhe que pode ser importante é na hora de soltar a embreagem. O condutor poderá fazer isso de forma mais suave, sem precisar soltar rapidamente. Desta forma, o resultado também será o desejado e os problemas podem ser minimizados.