Motorista deve ficar em alerta máximo quando o nível de óleo começa a subir

Aumento no nível do óleo do motor pode indicar problemas sérios com o componente. Veja como identificar.

Conferir o nível do óleo do motor é um hábito dos bons motoristas, mas a maioria só se preocupa quando ele está baixo demais. Porém, quando a vareta indica um nível mais alto de produto do que na última medição, o condutor também pode enfrentar um baita prejuízo.

O aumento no nível do óleo revela problemas como entrada de água no motor. Ao se juntar com o produto que já estava no reservatório, ele eleva a altura da marcação. Se ao medir o aditivo você perceber que a quantidade aumentou, ligue o sinal de alerta.

Para descobrir se esse é o caso, basta conferir a vareta de medição com mais atenção. Caso o óleo esteja mais claro que de costume, meio esbranquiçado e até apresentando algumas gotículas, tudo indica que entrou água no motor e que ela se misturou com ele.

Se isso aconteceu, é hora de levar o carro com urgência para a oficina mecânica de sua confiança. Água no motor é sinal de problemas como junta de cabeçote queimada, trinca no bloco e até de defeitos mais graves.

Cuidado com o golpe

Os especialistas recomendam que o motorista não realize a troca de óleo no posto de gasolina para evitar golpes comuns como da vareta. O esquema funciona assim: o frentista se oferece para checar o nível de produto no reservatório do veículo e diz ao cliente que chegou a hora de trocar. Para provar que o nível está baixo, o funcionário põe o dedo para impedir a vareta de ir até o fundo.

Além disso, quando o condutor para no posto e desliga o motor, o carro ainda está quente, então boa parte do óleo continua escorrendo. A melhor hora para aferir o nível é de manhã, com o motor ainda frio.

Para evitar ser mais uma vítima dessa fraude, é importante consultar a quilometragem informada pelo mecânico no momento da troca de óleo e estar atento ao prazo de validade do produto. Em caso de dúvida, leve o veículo a uma oficina de sua confiança para realizar a mediação e, se necessário, a troca.

você pode gostar também