Posto com gasolina barata? Nem sempre é uma boa ideia encher o tanque

Gasolina com o preço abaixo da média dá vontade de encher o tanque e ainda pedir um “chorinho” para o frentista.

Diante da realidade do preço elevado dos combustíveis, se deparar com um posto de gasolina com valores abaixo da média pode parecer sorte. Contudo, o fato pode ser, na verdade, uma pegadinha do destino. Assim como pedir o famoso “chorinho”, ou seja, continuar abastecendo após o travamento automático da bomba de combustível, a ação pode trazer prejuízos para o seu bolso.

Na prática, o “chorinho” eleva o consumo de combustível, assim como pode danificar o veículo. Preços baixos também escondem mais um alerta: o combustível pode estar adulterado. Já em relação ao consumo, a conta é simples: quanto mais pesado o carro, maior o gasto para locomoção.

Consumo

É nesse sentido que especialistas apontam que, a cada 100 kg, o consumo do automóvel sobe em 6%. Apesar de soar como uma quantia inexpressiva, o valor somado ao longo do tempo pode representar um verdadeiro prejuízo para o seu bolso.

Chorinho

Além do consumo alto, o tanque no limite, seja cheio ou na reserva, é ruim para a saúde do carro. Na prática, quando se enche o tanque até o bocal há chances de danificar o cânister, ou seja, o filtro de carvão ativado que retém os gases da evaporação do combustível.

Além disso, com a peça estragada, os vapores que saem do tanque são tóxicos e poluentes. Portanto, a orientação é interromper o abastecimento sempre que o gatilho da bomba for desarmado.

Por outro lado, o tanque sempre na reserva também é algo prejudicial ao veículo. Isso porque, além do risco de pane seca, o consumo também sobe diante deste cenário. O tanque quase vazio facilita a vaporização do combustível, em outras palavras, a taxa de perda por evaporação é mais alta.

Bomba queimada

Outro ponto a se observar, indo além do desperdício e da questão ambiental, é o fato de que o combustível fornecido pelo posto tem partículas que vão para o tanque de combustível e, assim, ficam depositadas no fundo do reservatório. Na prática, com o nível muito baixo, essas partículas vão para o filtro de combustível.

Por fim, a sujeira entope o filtro, gerando perda de desempenho e forçando a bomba para o envio de combustível para o motor. Desta forma, a situação pode gerar sobrecarga e causar a queima da bomba.

você pode gostar também