Mudou alguma coisa? Afinal, qual a validade da CNH em 2024

Fique atento aos prazos e não deixe para renovar o seu documento na última hora.

Não é segredo para ninguém que a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve mudanças nos últimos anos, passando a valer por mais tempo. Talvez por isso muita gente se esquece da necessidade de renovação e acaba deixando para realizar os procedimentos necessários para revalidar o documento para última hora. Paralelamente a isso, ainda há muitas dúvidas acerca dos processos que envolvem a renovação da CNH.

Neste sentido, preparamos um guia definitivo que vai sanar todos os questionamentos sobre o tema.

Validade da CNH

Em 2021, a CNH passou a valer por 10 anos para aqueles motoristas que têm até 50 anos. Já no caso dos que já possuem mais idade, é necessário renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos. Para aqueles que ultrapassaram os 70 anos, a renovação precisa ocorrer a cada três anos.

Documento vencido gera multa?

A CNH perde a validade a partir do primeiro dia de vencimento, ou seja, o condutor não está em condições de dirigir, sendo possível a aplicação de multa.

Regras de renovação da CNH

Talvez você não saiba, mas a Carteira Nacional de Habilitação não precisa estar vencida para ser renovada. Isso porque, o Detran disponibiliza, via PoupaTempo, esta possibilidade de renovação antes do prazo. Para isso, é necessário realizara agendamento no site do Detran ou mesmo do PoupaTempo.

Atualmente, em São Paulo, há diversas unidades do PoupaTempo, onde é possível realizara a segunda via ou atualização da CNH. Confira algumas:

  • Alesp (Zona Sul);
  • Cidade Ademar (Zona Sul);
  • Itaquera (Zona Leste);
  • Lapa (Zona Oeste);
  • Sé (Centro);
  • Santo Amaro (Zona Sul).

Renovação

Para conseguir renovar o seu documento de forma rápida, é necessário cumprir algumas etapas do processo. São elas:

  • Regularização: É necessário ter habilitação atualizada com foto para renovação e homologação via Detran. Além disso, a CNH não pode estar vencida, caso contrário não poderá ser renovada;
  • Penal: Caso haja algum tipo de disputa judicial envolvendo o condutor, não é possível renovar o documento.
  • Inconsistência de dados: Certifique-se que os seus dados pessoais não tenham alterações, seja de endereço, sobrenome ou outras informações presentes no documento.
  • Exame toxicológico: Vale lembrar que não são todas as categorias que necessitam de realização de toxicológico. Apenas condutores das categorias C, D e E precisam do exame para renovação do documento.
  • Exame médico: Dentre os requisitos de renovação está o exame médico. Aqui, se observa, por exemplo, visão, reflexo, audição, coordenação motora. A marcação do exame é via site do Detran e tem o custo de R$ 113,06.
  • Avaliação psicológica: Por fim, a avaliação psicológica tem como alvo motoristas que trabalham dirigindo. Portanto, ele é necessário para caminhoneiros, taxistas ou outras atividades de transporte com remuneração.
você pode gostar também