Não confunda para-brisas com prato, esqueça o detergente na limpeza de seu carro!
Vídeos na internet oferecem dicas pouco funcionais para manter o seu carro limpo.
Todo mundo gosta de ter o carro limpo e cheiroso. Por isso, muitas vezes, as pessoas procuram dicas práticas de limpeza na internet. Contudo, muitas vezes estas dicas podem ser mais prejudiciais ao veículo do que, de fato, auxiliar na limpeza. É o caso do uso de detergente de cozinha no para-brisa. O produto pode, inclusive, estragar outras partes do seu carro.
Limpeza e manutenção
Os motoristas mais cuidadosos fazem questão de verificar todos os níveis de fluidos em seus automóveis e mantêm a limpeza em dia. Mas, um erro comum que a maioria comete é escolher o líquido errado para colocar no reservatório do para-brisa, assim como do vigia (vidro traseiro).
A maioria das pessoas coloca só água, outros optam por usar um líquido adicional para limpar o vidro, como, por exemplo, detergente de cozinha. Isso ocorre porque as pessoas acreditam que, por se tratar de um desengordurante, vai trazer um bom resultado. Sinto informar que a escolha está errada. Detergente foi pensado para lavar louça, jamais para ser colocado no limpador.
Isso não significa que ele não ajudaria a desengordurar e a limpar o vidro. O problema é que o detergente escorrerá junto à água, atingindo as partes pintadas do carro. Desta forma, há uma grande probabilidade de surgir manchas na pintura do capô do veículo, por exemplo.
Escolha ideal
Portanto, esqueça o detergente ou outros produtos que possuem outra finalidade que não seja o uso em para-brisas! Qualquer posto de combustível ou mesmo em qualquer casa de peças automotivas têm disponível um líquido específico para a limpeza de para-brisas. Basta misturar na água, respeitando a recomendação do fabricante, presente no próprio frasco. Você terá uma limpeza muito mais efetiva e que não prejudica o seu carro.