Não dê bobeira: ignorar ESTE item do carro prejudica o motor e dá prejuízo
Componente que trabalha de forma similar às correntes de bicicletas merece atenção devido à sua importância.
Quando pensamos nos principais componentes de um carro, as peças que vêm à mente são geralmente o motor, o câmbio e a suspensão. Porém, um veículo é um sistema que depende da colaboração de vários pequenos componentes para trabalhar em perfeito estado.
Esse é o motivo pelo qual a quebra de um simples item pode comprometer ou até impedir o funcionamento do automóvel, por menor e mais simples que seja.
Existe uma peça essencial para muitos carros que pode gerar um ‘problemão’ quando apresenta defeito: a correia dentada. Embora tenha sido substituída por outros tipos de correias em alguns modelos, seu uso ainda é popular até hoje, mesmo nos carros modernos.
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A função desse componente é sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas para que elas abram no momento certo em que os pistões se movimentam, algo bem semelhante ao que fazem as correntes usadas por bicicletas.
A correia dentada foi introduzida no Brasil em 1973, por meio do Chevrolet Chevette, e trouxe vantagens que contribuem com a eficiência dos veículos, como menores perdas mecânicas e funcionamento mais silencioso.
Em automóveis mais antigos, as marcas usavam engrenagens para promover o sincronismo.
A hora certa de trocar a correia dentada
Se essa peça quebrar, o carro pode apresentar falhas no funcionamento do motor, como perda de potência e dificuldade para dar partida. Por isso, é necessário saber o momento certo de trocá-la.
Segundo especialistas, a hora ideal para a troca depende da quilometragem rodada e do tempo de uso do veículo, então não existe um padrão. Alguns motores rodam tranquilamente com a mesma correia até os 60 mil km, enquanto em outros ela dura até os 120 mil km.
“A gente precisa sempre seguir o manual do proprietário. Cada motorização tem a sua indicação de troca e é um item que muitas vezes não dá sinal. Quando você vê, vai dar partida no veículo e travou o motor, o que leva a danos muito sérios e com custo muito alto de reparação”, diz o consultor Marcelo Silva.
O especialista destaca que a verificação do estado e do tensionamento do componente deve ser feita a cada revisão.
Se for necessária a troca, ele recomenda a substituição do conjunto completo, incluindo o rolamento tensor, que faz com que a peça esteja sempre tensionada e funcionando bem.
“É preciso trocar também os parafusos, que são autotravantes”, completa o consultor.
A troca de correia dentada custa em torno de R$ 600, já inclusas as peças e a mão de obra profissional. Esse preço, no entanto, varia bastante conforme o modelo do carro.