Não é eterna! Quanto tempo dura, em média, a bateria de um carro?

Indispensável para o funcionamento do automóvel, a bateria merece atenção especial e precisa ser substituída periodicamente.

Um carro tem diversos componentes importantes, como o motor, os pneus e os freios, mas ninguém deve se esquecer da bateria. Ficar sem bateria na rua deixa qualquer motorista em uma situação péssima, o que pode ocorrer mesmo sem nenhum incidente, já que a peça tem vida útil.

Esse item é indispensável para o funcionamento da parte eletrônica dos automóveis, como a ignição, sendo particularmente importante nos modelos mais modernos e repletos de recursos. Mais do que saber que ela tem data de “vencimento”, é preciso entender como preservar sua capacidade.

Duração da bateria de carro

A vida útil da bateria depende de uma série de variáveis, como o fabricante da peça, o modelo do carro e o tipo de uso. Especialistas estimam uma durabilidade média de 2 a 3 anos, mas esse tempo pode ser reduzido pela metade se o proprietário do veículo não adotar os cuidados necessários.

Por outro lado, o item tem a capacidade de continuar operando por 5 anos ou até mais, quando é de boa qualidade e o condutor utiliza o veículo moderadamente.

Uma das coisas mais importantes no momento da escolha do produto é verificar se ele possui o selo do Inmetro, obrigatório no Brasil e que garante confiabilidade à bateria.

Cabe destacar que existem opções fabricadas com material anti-corrosão, que aumentam a velocidade de carregamento e a vida útil.

Alguns sinais ajudam a identificar possíveis problemas nas chamadas baterias de chumbo-ácido, como dificuldade na partida e “engasgos” no meio da via.

Embora seja possível tomar algumas medidas para prolongar sua duração, é bom ter em mente que a troca integral do item será necessária em algum momento.

Como aumentar a vida útil da bateria do carro?

Foto: Shutterstock

Para funcionar bem, o componente precisa realizar suas reações químicas de maneira adequada para transportar energia de maneira eficiente. A temperatura é um dos fatores que influenciam nesse processo, e é por isso que ele pode ter problemas em condições extremas de calor e frio.

Um cuidado que o dono precisa ter é evitar o acúmulo de sujeira entre as conexões da bateria, pois essas impurezas atrapalham a condução de energia e reduzem a durabilidade da peça.

Outra dica é não deixar o automóvel desligado por longos períodos a fim de evitar que a bateria descarregue. Ainda que esteja desativado, o carro “puxa” uma pequena quantidade de energia aos poucos. Isso aumenta o desgaste das células do componente, o que diminui sua vida útil.

Para prolongar a vida útil da bateria, é recomendável manter seus terminais limpos usando um pouco de bicarbonato de sódio com água, usar sempre um carregador convencional para recarregá-la e evitar deixar os sistemas ligados quando o veículo não está em funcionamento, como faróis e lâmpadas internas.

você pode gostar também