Não ignore! Como a fumaça do escapamento pode indicar problemas no seu carro?

Carros fumantes podem indicar sérios problemas mecânicos.

Os chamados ‘carros fumantes’ geram uma imagem ruim no trânsito e até um incômodo para os motoristas que estão vindo de trás. Neste caso, o cheiro ruim é o principal inconveniente.

No entanto, os carros fumantes podem causar ainda mais problemas do que o simples cheiro ruim. Na verdade, isso é apenas um efeito colateral do problema principal.

Aliás, quando um carro solta muita fumaça no escapamento, significa que está com algum problema. E isso precisa ser investigado por um mecânico de confiança e especializado.

Diversos tipos de fumaça

No caso dos carros fumantes, existem diversos tipos de fumaça conhecidos. A principal delas é a branca, que pode ter diversos motivos para a origem.

Mas a principal motivação para a preocupação é a queima de óleo do motor, o que é algo grave em termos de mecânica. Quando o carro emite uma fumaça branca e o óleo vai para o motor, significa que o equipamento está perto de fundir e parar de funcionar.

Na prática, o óleo, que serve para lubrificar as peças do motor, começa a passar direto e não tem mais seu efeito normal, gerando essa fumaça que vai aumentando cada vez mais.

Além disso, a fumaça branca pode também significar problemas nos freios. Nesse caso, o fluido que deveria ir para a peça sai pelo escapamento e pode até mesmo colocar em risco a segurança dos ocupantes e do trânsito de modo geral.

Fumaças mais preocupantes

Quando o carro fumante solta aquela fumaça preta, o motivo é o combustível. Isso acaba causando um consumo excessivo, o que também gera mais prejuízos e custos para os motoristas.

E isso é algo que precisa ser investigado pelo mecânico, até para conseguir ter um tempo de vida mais útil do motor e uma melhor conservação do equipamento.

Por fim, se o seu carro fumante tiver uma cor azul, isso vai significar dois problemas: queima excessiva de óleo e de gasolina. Nesse caso, a busca por uma oficina mecânica é essencial, até pelo risco de incêndio do veículo.

Mas também não podemos confundir o carro fumante com o vapor. Isso porque, quando ligamos o carro de manhã, no frio, forma-se um vapor no escapamento.

Contudo, não devemos confundir essa situação com a de um carro fumante. Manter a manutenção do veículo sempre em dia vai ajudar a evitar esses problemas, permitindo também mais tempo de vida útil do motor e dos demais equipamentos.

você pode gostar também