Não vacile! 3 hábitos que são coisa de motorista amador (água no radiador é um deles)

Descubra três erros simples de evitar e mantenha seu automóvel em ótimo estado.

Com o acesso cada vez mais fácil às informações através de telas de celular ou computador, hoje em dia, estamos em uma posição privilegiada em comparação aos anos anteriores.

Porém, mesmo diante dessa grande rede de conhecimento, alguns proprietários de automóveis continuam cometendo erros que podem resultar em danos e desvalorização de seus veículos. Seja durante a manutenção de rotina ou na hora da revenda, esses equívocos podem impactar não apenas na saúde do carro, mas também no bolso do proprietário.

Entre esses erros, um dos mais problemáticos é a decisão de completar o nível do radiador com água comum em vez do fluido recomendado.

Com isso, para prevenir problemas e economizar tempo e dinheiro, listamos três erros comuns que podem evitar dores de cabeça. Veja:

Radiador não é o local apropriado para o uso de água

Para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento do seu veículo, é importante entender que o radiador não deve ser abastecido com água da torneira.

Contrariando a crença popular, os minerais presentes na água da torneira possuem um efeito “ácido”, podendo representar um risco para o motor do veículo a longo prazo.

O ideal é utilizar um líquido específico de arrefecimento, que é uma mistura de líquido refrigerante e água desmineralizada. A proporção dessa mistura varia de acordo com as recomendações do fabricante do carro.

Ao abastecer o reservatório do radiador, é importante tomar alguns cuidados. Primeiramente, é necessário verificar o nível do líquido com o motor frio e o veículo estacionado em um terreno nivelado, nunca faça essa verificação com o motor em funcionamento ou enquanto estiver no posto de gasolina.

‘Prender’ o carro com o pé na embreagem

Para quem possui um carro com transmissão manual, uma dica: evite segurar o veículo em uma ladeira controlando apenas na embreagem. Essa prática pode levar ao desgaste da peça. Da mesma forma, manter o pé esquerdo pressionando o pedal da embreagem também pode resultar em um desgaste.

Isso ocorre porque a embreagem permanece parcialmente acionada, mesmo quando não está sendo usada para a troca de marchas.

Pneu murcho

Manter a pressão correta dos pneus não é uma opção, mas uma necessidade para o bom funcionamento do seu veículo.

Circular com pneus murchos aumenta o consumo de combustível e modifica as características de dirigibilidade do carro, colocando em risco a segurança dos ocupantes.

A pressão recomendada varia de acordo com a carga transportada; portanto, é importante ajustá-la conforme necessário.

Além disso, é necessário realizar essa verificação com os pneus frios e, idealmente, fazer a calibragem semanalmente. Não se esqueça do estepe, que também requer atenção para garantir o bom funcionamento em caso de emergência.

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