Não vacile na escolha: como o óleo inadequado pode detonar o motor do seu carro?

Cada veículo possui um tipo ideal de óleo lubrificante, para isso, o motorista precisa ficar atento as especificações do fabricante.

Quando o motorista vai realizar a troca de óleo do carro, surge uma questão: existe um tipo de óleo ideal para cada veículo? Essa pergunta é fundamental e a resposta é sim. A escolha de um tipo inadequado de óleo para o carro pode acarretar sérios problemas no futuro.

Claro que, por haver diferentes possibilidades de óleo e alguns mais em conta para o bolso, muitos motoristas optam pelo mais barato. No entanto, nem sempre ele é o ideal para o tipo de veículo, e é imprescindível escolher o melhor para cada carro.

Apesar de muitas vezes existirem opções mais acessíveis, a qualidade do óleo interfere no bom funcionamento do veículo e pode resultar em danos para o motor.

Vale destacar que o óleo lubrificante é indispensável para o bom funcionamento do carro, já que ele irá lubrificar a máquina e impedir que haja atrito entre diferentes tipos de peças. Ele também é responsável por conservar a temperatura do motor e garantir a limpeza, já que o óleo é capaz de eliminar a sujeira proveniente da combustão.

Problemas em utilizar óleo errado no motor

  • Desgaste prematuro de peças do motor – Peças fundamentais
    para o funcionamento do motor começa a desgastar rapidamente com um óleo
    inadequado.
  • Aumento da temperatura – O motor pode superaquecer, levando
    a danos graves.
  • Aumento do consumo de combustível – Com o alto consumo de
    combustível, a eficiência do veículo é comprometida.
  • Dificuldade na partida – Dar a partida no carro tende a ser
    uma dificuldade para os motoristas
  • Resíduos no motor – Partículas indesejadas podem começar a
    acumular dentro do motor, prejudicando o bom funcionamento.
  • Desempenho reduzido – A carro começa a perder potência.

Tipo de óleo lubrificante ideal para cada veículo

Para saber qual é o óleo ideal para se colocar em cada carro, o motorista precisa consultar o manual do veículo, no qual o fabricante recomenda o melhor para manter o bom desempenho do carro. O tipo de óleo pode variar de acordo com o modelo, o tipo de motor e a marca dos automóveis.

A troca do óleo do carro depende também da quilometragem. De acordo com alguns fabricantes, o ideal é realizar as trocas entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Já para carros que sofrem com uma maior variação de temperatura, o ideal é antecipar essa troca para 7 ou 8 mil quilômetros rodados.

você pode gostar também