Nova lei pode colocar ciclistas irresponsáveis atrás das grades

Medida visa punir pessoas que provocarem acidentes graves ou até causarem a morte de alguém enquanto estavam na bicicleta.

O bem-estar do trânsito não é só responsabilidade de quem está conduzindo um veículo motorizado. Pensando nessa importância, o Governo do Reino Unido prevê sanções mais severas contra ciclistas que tiverem atitudes impudentes no trânsito.

Segundo o novo projeto, serão punidos os usuários de bicicletas que provocarem acidentes com ferimentos graves ou mortes, assim como acontece com motociclistas e motoristas de carros. Casos como este podem gerar pena de até 14 anos de prisão.

Mudança em lei antiga

Atualmente, ciclistas de todo o país são punidos com base em uma antiga lei voltada para julgar infrações cometidas por pessoas a cavalo ou em carruagens.

Na tentativa de modernizar esse cenário, o governo do país quer punir ciclistas que cometam infrações de trânsito com graves consequências, como a morte, por exemplo. Por outro lado, um policial não pode interceptar um ciclista por condução perigosa, pois, nesta situação, a infração só pode ser aplicada em caso de lesão.

Apesar da decisão de alterar a lei, apenas 2% dos acidentes de veículos com pedestres no Reino Unido são provocados por bicicletas, enquanto a maioria envolve veículos automotores.

No entanto, segundo dados do país, nos últimos anos, ciclistas se livraram de punições severas por acidentes que levaram à morte de pedestres em razão das leis mais brandas. Para o secretário dos Transportes britânico, Mark Harper, as medidas irão proteger os ciclistas, pedestres e outros usuários das vias públicas, enquanto também garantirão que a justiça seja feita no lado contrário.

Foto: Shutterstock

E os ciclistas do Brasil?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os ciclistas também devem seguir algumas regras de trânsito para não infringir a lei, como:

  • É proibido fazer malabarismos ou equilibrar-se apenas em uma roda e vias públicas;
  • Conduzir a bicicleta sem segurar o guidom com ambas mãos, salvo apenas os casos para indicação de manobras;
  • Transportar cargas incompatíveis com as especificações;
  • Na rua, caso haja ciclovia, o ciclista não deve se arriscar passando entre os carros.
  • Calçadas são para pedestres. Ciclistas podem até circular nelas, porém, em casos excepcionais ou com autorização das autoridades de trânsito e sinalização adequada.
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