Novo golpe! Bandidos utilizam adesivo na placa para escapar de multas
Além de ser considerado infração gravíssima, prática pode levar de três a seis anos de reclusão.
No início de 2024, viralizou nas redes sociais um novo golpe, bastante usado por maus motoristas. Consiste na aplicação de um adesivo sobre a placa de carro como forma de driblar a fiscalização do rodízio municipal de carros, do excesso de velocidade e dos temidos radares.
A alteração é feita com o uso de película plástica para cobrir e falsificar a placa original. Ela se junta a outros métodos ilegais utilizados para encobrir ou mudar os números da placa, como o gel e o adesivo antirradar, a placa delete e a placa camaleão. Lembrando que, segundo o Código Penal, essas práticas são consideradas crime.
Isso porque, segundo o Inciso I do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de qualquer material para induzir a leitura errada de um caractere por outro mediante adesivo ou tinta é considerado infração gravíssima, passível de multa e outras penalidades.
Como funciona o novo golpe do adesivo na placa?
A forma como os bandidos utilizam o novo adesivo na placa do carro para escapar da fiscalização e evitar multas é parecida com a que os motoristas empregam no caso do adesivo antirradar.
Em um vídeo postado no Instagram pelo perfil @tenentebahia, é possível notar a maneira exata como esse golpe funciona. Em alguns casos, ele chega a beirar a perfeição, sobretudo quando a placa do carro é vista de longe.
Na filmagem, é possível ver um carro da marca Nissan parado em um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Quando se aproxima da placa traseira do veículo, o agente nota a irregularidade ao puxar o adesivo aplicado sobre as letras e o número de identificação, logo abaixo da faixa em azul, onde está escrito apenas “BRASIL”.
Após finalizar puxando o adesivo, tanto os números quanto as letras reais da placa do carro são revelados. Confira o vídeo na íntegra a seguir:
Qual a penalidade para quem aplica o golpe do adesivo na placa do carro?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro e o Código Penal, o golpe do adesivo na placa do carro se enquadra em dois tipos diferentes de infração. Neste caso, o infrator responderá por penas distintas.
Em relação ao trânsito, a pena configura infração gravíssima, com pagamento de multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os agentes fiscalizadores também realizam a remoção do veículo.
Já em relação à área criminal, adulterar ou remarcar o sinal identificador é um crime previsto no Artigo 311 do Código Penal. Quem for flagrado cometendo esse crime poderá pagar multa, além de pegar de três a seis anos de reclusão.