O desafio do etanol: por que atingir 18 km/l é um feito raro?

Entenda os fatores que impedem os carros modernos de alcançar a eficiência de combustível que era possível há décadas.

Atualmente, é quase impossível que um carro moderno movido a etanol, sem tecnologia híbrida, alcance um consumo de 18 km/l. Entretanto, há mais de quatro décadas, essa era uma realidade em modelos como o Volkswagen Gol.

Em 1980, em uma competição realizada pela Volkswagen em São Paulo, 520 taxistas participaram do “Torneio de Economia VW Gol a Álcool”. A dupla vencedora atingiu a impressionante marca de 18,32 km/l.

O percurso de 37,2 km foi predominantemente urbano. Mas qual é o motivo pelo qual o etanol não atinge essa eficiência atualmente? Especialistas apontam as mudanças na tecnologia e nos regulamentos ambientais como as principais razões.

Evolução das normas de emissão

Foto: Shutterstock

Nos anos 80, não havia motores flex ou rigorosos controles de emissão. O Proconve, instituído em 1986, trouxe o catalisador, que alterou a combustão de etanol.

Para o catalisador funcionar, a queima do etanol precisou ser ajustada. Isso resultou em uma mistura mais rica, semelhante à da gasolina, aumentando o consumo.

Nos anos seguintes, a introdução dos motores flex influenciou ainda mais o rendimento do etanol. Esses motores exigem uma taxa de compressão intermediária, que não favorece o etanol.

Além disso, a gasolina moderna contém 27% de etanol, o que impacta sua eficiência. Assim, o ajuste para ambos os combustíveis compromete a performance isolada do etanol.

Alternativas para melhorar a autonomia do etanol nos veículos

Nas últimas décadas, houve tentativas de otimizar o uso do etanol. A FCA, agora Stellantis, anunciou um motor turbo 100% a etanol, mas o projeto foi cancelado.

A resistência dos consumidores e a produção sazonal de cana-de-açúcar complicam sua viabilidade. Profissionais da área acreditam que um motor dedicado ao etanol poderia alcançar até 80% da eficiência da gasolina.

Embora o cenário atual seja diferente, a busca por eficiência no uso de combustíveis continua. Inovações tecnológicas e políticas sustentáveis são fundamentais para melhorar o rendimento dos veículos movidos a etanol no futuro.

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