Objeto encontrado em pista de aeroporto brasileiro levanta suspeita sobre a segurança de voos
Inspeção no Aeroporto Internacional de Curitiba encontra objeto abandonado na pista, levantando questões sobre segurança e eventos realizados no local.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, Paraná, foi palco de um episódio inusitado no último dia 1º de dezembro.
Durante uma inspeção de rotina, realizada pela concessionária CCR Aeroportos, um pequeno drone foi encontrado na pista de pousos e decolagens. O incidente ocorreu no início da tarde e foi captado pelas câmeras ao vivo do canal Plane Spotter HD Curitiba.
O drone estava posicionado no turnpad da cabeceira 15, área crítica usada para o retorno de aeronaves. Essa descoberta levanta preocupações sobre a segurança e os eventos que ocorrem na área do aeroporto.
Na noite anterior, uma corrida de rua foi realizada na área do pátio e da pista, impossibilitando determinar a origem do objeto.
5 curiosidades sobre aeronaves: mais do que simples máquinas voadores
Foto: Shutterstock
Enquanto observamos o majestoso voo dos aviões, questionamos se eles possuem itens comuns em veículos terrestres. É comum imaginarmos buzinas, faróis e marchas, mas a realidade é diferente para essas aeronaves imponentes.
1. Iluminação complexa nas aeronaves
Aviões dispõem de sistemas de iluminação sofisticados. Faróis de aterrissagem, luzes de taxiamento e luzes de navegação desempenham funções diversas, garantindo visibilidade e segurança durante todas as fases do voo.
2. Sistemas de câmeras e radar
Retrovisores não fazem parte das aeronaves, que contam com câmeras externas e radares avançados, permitindo visibilidade clara e detecção de outras aeronaves, assegurando a segurança aérea.
3. Buzinas em aeronaves
Ao contrário dos automóveis, aviões não utilizam buzinas convencionais. A comunicação no ar é feita por meio de sistemas de rádio e equipamentos avançados; contudo, algumas aeronaves ainda possuem alarmes sonoros para alertas específicos.
4. Os controles de potência dos aviões
Diferente do conceito de marchas nos carros, as aeronaves controlam a potência através de manetes. Movendo-as para frente, aumentam a velocidade; para trás, reduzem-na. As alavancas de controle ajustam a altitude e a direção do voo.
5. Reversores de empuxo substituem a marcha ré
A física do voo impede que aviões recuem como carros, mas os reversores de empuxo nos motores são utilizados para a desaceleração após a aterrissagem, proporcionando frenagem eficiente.
Por fim, as aeronaves diferem substancialmente dos carros em termos de tecnologia e operação. Embora não tenham buzinas, marchas ou retrovisores, contam com sistemas avançados que garantem segurança e eficiência nos céus.
Vale reforçar que a descoberta recente no Aeroporto Afonso Pena ressalta a importância do monitoramento contínuo para evitar riscos operacionais.