Open: BMW e Tyde desenvolvem o ‘maior iate voador’ do mundo
Parceria entre as duas empresas deve resultar no lançamento do Open, maior iate com hidrofólio do planeta.
A equipe de design da BMW fechou uma parceria com a fabricante alemã de barcos Tyde para dar vida a um projeto bem ousado, um iate com hidrofólio de uso particular que promete ser o maior do mundo com essa configuração. Por enquanto, o modelo ainda está no papel.
As renderizações foram divulgadas pelas empresas, assim como alguns números e especificações técnicas do projeto. Batizada de Open, a embarcação terá 14,7 metros de comprimento de casco e ficará 3,5 m acima da linha d’água.
O veículo elétrico com hidrofólios ativos será capaz de navegar acima das ondas usando a potência de dois motores de 100 kW. Sua bateria de 400 kWh poderá ser recarregada com o uso de painéis solares ou conectada para carregamento com a embarcação parada.
Segundo as empresas, a velocidade de cruzeiro será de 25 nós, com possibilidade de atingir até 30 nós com zero emissão.
Luxo não vai faltar
O iate de 11,5 toneladas terá autonomia para viajar até 50 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro. Suas baterias serão as mesmas usadas na BMW i3.
O leme terá dois lugares onde provavelmente ficará uma plataforma digital com uma grande tela sensível ao toque, além de sistemas de controle por voz, prevenção de colisões baseada em IA e recursos de infoentretenimento.
O projeto incluiu uma cabine individual com uma espaçosa área de dormir para duas pessoas, TV, mesa de trabalho e um banheiro com tudo que o viajante precisa. Quem quiser relaxar poderá aproveitar a área dupla de espreguiçadeiras na popa e a zona de relaxamento no convés.
As empresas ainda não revelaram o cronograma de produção ou o preço do iate Open. A Tyde será responsável pelas vendas da embarcação aos interessados.